
- RESOLUÇÃO CPF Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2025
A CÂMARA DE PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 1º do art. 18 da Lei Complementar nº 141, de 3 de setembro de 2009, pelo Decreto nº 54.674, de 4 de maio de 2023 e, tendo em vista o disposto Decreto nº 44.279, de 3 de abril de 2017 e alteração
- PORTARIA SCGE Nº 03, DE 14 DE JANEIRO DE 2025.
Altera a Portaria SCGE nº 36, de 25 de junho de 2024, que estabelece as diretrizes a serem seguidas, no âmbito do Poder Executivo Estadual, para apuração do Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado -SCGE. - Portaria SCGE nº 4-2025
Estabelece o cronograma anual de avaliação para o exercício de 2025, para realização da avaliação referente ao atendimento dos requisitos mínimos de transparência ativa pelos órgãos e entidades dependentes de recursos estaduais. - Portaria SCGE nº 24-2025
Estabelece as diretrizes a serem seguidas, no âmbito do Poder Executivo Estadual, para apuração do Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Internopela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado – SCGE. - Portaria SCGE nº 64-2025
Os titulares e adjuntos das Unidades de Controle Interno (UCI), já instituídas ou a serem instituídas no âmbito do Poder Executivo Estadual, deverão elaborar os instrumentos para o planejamento estruturado, o acompanhamento sistemático e a avaliação das atividades de controle interno.
–Portaria SCGE nº 58, de 16 de Setembro de 2024– Estabelece os requisitos mínimos de governança e gerenciamento de riscos a serem atendidos pelos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual, no processo de gestão de transferências voluntárias e parcerias, no âmbito do Poder Executivo Estadual, exceto as empresas estatais independentes
–Portaria SCGE nº 57, de 16 de Setembro de 2024– Estabelece a Política de Transparência Ativa do Poder Executivo Estadual, bem como os requisitos mínimos de governança e gerenciamento de riscos a serem atendidos pelos órgãos e entidades dependentes de recursos estaduais na gestão da Transparência Ativa.
–Decreto Estadual nº 56.757, de 6º de Junho de 2024
Modifica o Decreto nº 44.279, de 3 de abril de 2017, que institui e consolida procedimentos de autorização da despesa pública no âmbito do Poder Executivo Estadual.
–Portaria SCGE nº 36, de 25 de Junho de 2024
Estabelece as diretrizes a serem seguidas, no âmbito do Poder Executivo Estadual, para apuração do Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado – SCGE.
-Resolução nº 231, de 27 de Março de 2024
Dispõe sobre a forma e os prazos de envio de dados relativos ao Sistema de Remessa de Dados da Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – RemessaTCEPE, revoga o inciso VI do artigo 4º da Resolução TC nº 20, de 10 de agosto de 2016, e revoga as Resoluções TC nº 8, de 9 de julho de 2014, e 24, de 10 de agosto de 2016.
–Resolução nº 244, de 17 de Julho de 2024
Dispõe sobre a transparência e os critérios para pagamento em ordem cronológica das obrigações decorrentes de contratos regidos pelas Leis Federais nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e nº 14.133, de 1º de abril de 2021 no âmbito da Administração Pública Municipal e Estadual.
–Resolução CPF nº 002, de 25 de Junho de 2024
A CÂMARA DE PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA – CPF, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 1º do art. 18 da Lei Complementar nº 141, de 3 de setembro de 2009, pelo Decreto nº 54.674, de 4 de maio de 2023 e, tendo em vista o disposto Decreto nº 44.279, de 3 de abril de 2017 e alteração.
–RESOLUÇÃO CPF Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2025
A CÂMARA DE PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 1º do art. 18 da Lei Complementar nº 141, de 3 de setembro de 2009, pelo Decreto nº 54.674, de 4 de maio de 2023 e, tendo em vista o disposto Decreto nº 44.279, de 3 de abril de 2017 e alteração
–Resolução TCE nº 263 de 27 de novembro de 2024
Dispõe sobre a forma e os prazos de envio de dados relativos ao Sistema de Remessa de Dados de Execução Orçamentária e Financeira das Unidades Jurisdicionadas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – RemessaTCEPE -Receitas e Despesas integrante da Plataforma Remessa de Dados da Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
–Resolução TCE nº 268 de 11 de dezembro de 2024
Estabelece os documentos que compõem as prestações de contas anuais do exercício de 2024 dos titulares da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, do Ministério Público do Estado de Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e dos gestores dos órgãos e das entidades das Administrações Direta e Indireta estaduais e das demais unidades jurisdicionadas da mesma esfera governamental. (ANEXOS)
– Principais Alterações
–Portaria SCGE nº 41, de 07 de julho de 2023- Estabelece indicadores, ciclos e critérios de monitoramento da Política Estadual de Proteção de Dados Pessoais
–Decreto Estadual nº 55.207, de 22 de Agosto de 2023– Dispõe sobre o fluxo e as obrigações relacionadas ao monitoramento das recomendações no âmbito da Prestação de Contas do Governo do Estado de Pernambuco – PCGov.
–Decreto Estadual nº 54.436, de 9º de Fevereiro de 2023
Institui o Programa Pernambuco Mais Íntegro – PPMI.
–Portaria SCGE nº 62, de 18 de Dezembro de 2023 (Alterou a Portaria SCGE nº 08-2023)
Aprova a Política Geral de Riscos nas Contratações Públicas.
Decreto Estadual nº 51.651, de 27 de Outubro de 2021
Regulamenta a Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, no que se refere aos agentes públicos que desempenham funções essenciais nos procedimentos de contratações públicas.
– Decreto Estadual nº 47.087, de 1º de Fevereiro de 2019
Dispõe sobre a instituição e o funcionamento das Unidades de Controle Interno, no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo Estadual
–Apresentação – Decreto nº 47.087/2019 e Portaria 11/2019
Documento apresentado na 1ª Reunião Técnica de Controle Interno, em 19/02/2019
– Portaria SCGE nº 11, de 06 de Fevereiro de 2019
Considerando a necessidade de instituir normas complementares às diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual nº 47.087, de 01 de fevereiro de 2019, para instituição e funcionamento das Unidades de Controle Interno no âmbito do Poder Executivo Estadual
Boa Prática 1 – Indicador de Conformidade dos Contratos/ UCI: JUCEPE
Boa Prática 2 – Adequação dos modelos de documentos dos Termos de Colaboração e Elaboração dos modelos dos Termos de Responsabilidade / UCI: SPVD
Boa Prática 3 – Elaboração de fluxogramas dos Processos de Tomada de Contas Especiais / UCI: SETUR
Boa Prática 4 – Implantação da metodologia “Due Dilligence de terceiros”/ UCI: SUAPE
Boa Prática 5 – Padronização do Processo de Formalização de Contratos de Gestão e Termos de Parceria / UCI: SDSCJ
Boa Prática 6 – Projeto de Implementação da LGPD/ UCI: SJDH
Boa Prática 7 – Relatório de Análise de Pontos de Controle Interno em Contratos Administrativos/ UCI: SEDUH
Boa Prática 8 – Avaliação do Programa de Integridade, Gestão de Riscos e Controle Interno/ UCI:SUAPE
Boa Prática 9 – Elaboração do Calendário de Obrigações Anuais / UCI: SCGE
Boa Prática 10 – Elaboração de normativos dos Processos relativos ao Patrimônio / UCI: SEDUH
Boa Prática 11 – Instrução Normativa referente ao Processo de Prestação de Contas da Despesa Orçamentária / UCI: SETUR
Boa Prática 12 – Norma Interna para Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) / UCI: LAFEPE
Boa Prática 13 – Cartilha de Convênios de Despesa / UCI: SEDUH
Boa Prática 14 – Cartilha de Prevenção de Ilícitos Administrativos / UCI: SEE
Boa Prática 15 – Cartilha “10 passos para a Boa Governança Pública” / UCI: SEDUH
Boa Prática 16 – De Olho no Compliance / UCI: PORTO DO RECIFE
Boa Prática 17 – Manual de Boas Práticas à Proteção de Dados Pessoais / UCI: COMPESA
Boa Prática 18 – Manual de Prestação de Contas Anual da Gestão / UCI: SEINFRA
Boa Prática 19 – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença” / UCI: SEDUH
Cartilha – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença”
CARD 04 – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença”
CARD 03 – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença”
CARD 02 – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença”
CARD 01 – Semana da Integridade “Comportamento ético faz toda a diferença”
Boa Prática 20 – Seminários e Cartilha de Gestão e Fiscalização de Contratos / UCI: SEMAS
Boa Prática 21 – Sistema de Informações Correicionais (SICOR) / UCI: SES
Boa Prática 1 – Aprimoramento do Procedimento de Prestação de Contas dos Termos de Colaboração e dos Termos de Fomento / UCI: SJDH
Boa Prática 2 – Atuação na Implementação do Projeto ESG – Ambiental, Social e Governança / UCI: COMPESA
Boa Prática 3 – Elaboração de Instrumento para Priorização das Análises Referentes aos Processos de Contratações / UCI: SES
Boa Prática 4 – Elaboração do Relatório de Controles Internos para Gestão de Convênios de Despesas / UCI: SEDUH
Boa Prática 5 – Elaboração de Relatório de Diagnóstico de Energia Elétrica / UCI: SEDUH
Boa Prática 6 – Mapeamento dos Processos de Credenciamento e Descredenciamento de Autoridade Máxima nos Acessos a sistemas Utilizados pelo Órgão / UCI: SCGE
Boa Prática 7 – Mapeamento do Processos de Formalização de Convênios com os Municípios / UCI: SETUR
Boa Prática 8 – Mapeamento do Processo de Gestão da Ouvidoria da Prevenção ( Ouvidoria Especial) / UCI: SPVD
Boa Prática 9 – Mapeamento dos Processos da Prestação de Contas Parcial dos Termos de Colaboração / UCI: SPVD
Boa Prática 10 – Otimização do Processo de Prestação Contas Anual da Gestão / UCI: ATI
Boa Prática 11 – Proposição de Melhoria para Cumprimento do Registro das Informações Relativas aos Contratos e Termos Aditivos no SAGRES / UCI: SDEC
Boa Prática 12 – Monitoramento de Licenças Ambientais / UCI: SEDUH
Boa Prática 13 – Monitoramento do Pagamento de Diárias / UCI: SJDH
Boa Prática 14 – Elaboração e Implementação do Modelo de Relatório de Passagem ou Assunção de Comando / UCI: SDS -PMPE
Boa Prática 15 – Desenvolvimento do Manual de Elaboração de Documentos / UCI: FUNAPE
Boa Prática 16 – Elaboração de Dicionário de Registro de Riscos / UCI: JUCEPE
Boa Prática 17 – Elaboração de Procedimento para Transição de Gestão / UCI: SEDUH
Boa Prática 18 – Criação de Sistema para Cadastro e Registro de Arquivo Permanente / UCI: ADEPE
- Informe UCI n° 001/2022 – Programa de Integridade
- Informe UCI n°002/2022 – A importância da atuação das Unidades de Controle Interno
- Informe UCI n°003/2022 – Processos Críticos
- Informe UCI nº 04_2022 – Promoção da Redução da Despesa Pública
- Informe UCI nº 05_2022 – O controle interno e a nova lei de licitações
- Informe UCI nº 06_2022 – Principais mudanças na Atividade de Monitoramento da Atualização das Páginas de Acesso à Informação
- Informe UCI nº 07_2022 – A etapa de Identificação dos riscos na Administração Pública
- Informe UCI nº 08_2022 – Monitoramento das Demandas dos Órgãos de Controle pelas Unidades de Controle Interno.jgp
- Informe UCI nº 09_2022 – Monitoramento de Convênios de Receita pela UCI
- Informe UCI nº 10_2022 – A importância da formalização da UCI no regulamento do órgão ou entidade
- Informe UCI nº 11_2022 – Orientações para preparação da PC Anual de Gestão (TCE-PE)
- Informe UCI n° 001/2021 – Alterações nos docs exigidos nas prestações de contras anuais – TCE /PE(2020)
- Informe UCI n°002/2021 – Principais Aspectos da Portaria SCGE n°001/2021
- Informe UCI n°03/2021 – Atualização dos dados cadastrais da UJ (Resolução nº 115_2020)
- Informe UCI n°04/2021 – RACI 2020
- Informe UCI n°05/2021 – Governança Pública
- Informe UCI n°06/2021 – Eventos de Controle Interno
- Informe UCI n°07/2021 – Reuniões Deliberativas
- Informe UCI n°08/2021 – Autoavaliação do PEPD (1)
- Informe UCI n°09/2021 – Diretrizes para apuração do IAS e IAE (1)
- Informe UCI nº 10/2021 – Mapeamento de processos
- Informe UCI nº 11/2021 – Report com o Dirigente máximo
- Informe UCI nº 12/2021 – PACI 2022
- Informe UCI nº 13/2021 – Atividade com proposição de melhoria
- Informe UCI nº 001/2020 – Cadastro das UJs – Resolução TCE nº 29/2015
- Informe UCI nº 002/2020 – Envio do RACI
- Informe UCI nº 003/2020 – Central de Compras e licitações
- Informe UCI nº 004/2020 – Gestão de Riscos
- Informe UCI nº 005/2020 – Assessoria jurídica da administração
- Informe UCI nº 006/2020 – Atividades Covid-19
- Informe UCI nº 007/2020 – Cursos EAD abril
- Informe UCI nº 008/2020 – Cursos EAD maio
- Informe UCI nº 009/2020 – A importância do Compliance
- Informe UCI nº 010/2020 – Princípios norteadores do novo modelo das três linhas
- Informe UCI nº 011/2020 – Principais mudanças no novo modelo das três linhas
- Informe DMAC/Covid-19 – Suspensão atividades do PACI
- Informe DMAC/Covid-19 – Resumo Prorrogações Portaria 139 e IN 1932
- Informe DMAC/Covid-19 – Resolução CPF nº 01/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Resolução CPF nº 03/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Portaria nº 139/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Links Ações de Enfrentamento Covid-19
- Informe DMAC/Covid-19 – IN nº 1932/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Boletim nº 015/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Boletim nº 016/2020
- Informe DMAC/Covid-19 – Resolução TC nº82/2020 (1ª parte)
- Informe DMAC/Covid-19 – Resolução TC nº82/2020 (2ª parte)
- Informe DMAC/Covid-19 – Resolução TC nº82/2020 (3ª parte)
- Informe UCI nº 001/2019 – COSO
- Informe UCI nº 002/2019 – Prazo PACI/RACI
- Informe UCI nº 003/2019 – Declaração Negativa
- Informe UCI nº 004/2019 – 1º Ciclo de Monitoramento
- Informe UCI nº 005/2019 – Controle Interno_COSO
- Informe UCI nº 006/2019 – Boletins SCGE
- Informe UCI nº 007/2019 – Gestores de Água
- Informe UCI nº 008/2019 – SAGRES
- Informe UCI nº 009/2019 – SCGE Orienta
- Informe UCI nº 010/2019 – Gestores de Energia
- Informe UCI nº 011/2019 – Padronização e e-mails oficiais
- Informe UCI nº 012/2019 – Consulta TCE-PE
- Informe UCI nº 013/2019 – Orientação técnica TCE-PE
- Informe UCI nº 014/2019 – Grupo de trabalho
- Informe UCI nº 015/2019 – Prazo – Programa de Integridade
- Informe UCI nº 016/2019 – SEI
- Informe UCI nº 017/2019 – Padronização Editais
- Informe UCI nº 018/2019 – Encontro Boas Práticas
- Informe UCI nº 019/2019 – PACI 2020
- Informe UCI nº 020/2019 – Gestor de água e energia
- Informe UCI nº 021/2019 – Prazo de entrega do PACI
- Informe UCI nº 022/2019 – Relatório da Gestão da Ouvidoria
- Informe UCI nº 023/2019 – Análise da PGE – Contratos
- Informe UCI nº 024/2019 – Resolução Prestação de Contas nº 65/2019
– Resolução TCE nº 046/2018 e anexos
– Apresentação
– Fluxograma (PDF)
– PRC-UCI-01-00
Planilhas de acompanhamento
Planilha de Acompanhamento da PC – Grupo PC 1 e 10
Planilha de Acompanhamento da PC – Grupo PC 2 e 3
Planilha de Acompanhamento da PC – Grupo PC 4 e 5
Planilha de Acompanhamento da PC – Grupo PC 7
Apresentações
– 1ª Reunião Técnica UCIs
– Achados em Auditorias de Licitações e Contratos – SCGE
– Aspectos Introdutórios NLLC – SAD
– Experiência da UCI da SCGE atuando no Processo de Contratação Pública – SCGE
– O Papel das UCIs nas Contratações Públicas – SCGE
– Risco nas Contratações – SCGE
Apresentação da Palestra de Abertura sobre o Sistema de Controle Interno de PE
DOGE Apresentação Semana de Integração das UCIs
DTCI Apresentação Semana de Integração das UCIs
DTPC Apresentação Semana de Integração das UCIs
DIGR Apresentação Semana de Integração das UCIs
DIPC Apresentação Semana de Integração das UCIs
DAUD Apresentação Semana de Integração das UCIs
DCON Apresentação Semana de Integração das UCIs
DINC Apresentação Semana de Integração das UCIs
Apresentação Integração entre a UCI SDS Sede e suas operativas
Apresentação Estrutura Organizacional da UCI SES
Apresentação Reestruturação da UCI CTM – Desafios e Benefícios da Atuação
- Direção: Tiago Fonseca
- E-mail: sistemadecontroleinterno@scge.pe.gov.br
- Telefone: 81.3083-0849













