Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE/PE) foi criada através da lei nº 13.205, de 19 de janeiro de 2007. A instalação do novo órgão na estrutura do Governo do Estado está relacionada à modernização da gestão pública implantada em Pernambuco a partir de 2007, com o objetivo de ampliar o controle do uso dos recursos e do patrimônio do Estado, incrementar a transparência da gestão pública e oferecer ferramentas para o controle das ações sociais do governo do estado.

Assim, a SCGE tem como atribuições assistir ao governador nas atividades de defesa do patrimônio público, controle interno, auditorias públicas, prevenção e combate à corrupção e fomento ao controle social por meio da transparência estadual e da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).

Para cumprir com suas atribuições, a SCGE realiza avaliação e fiscalização dos resultados das ações do governo e a aplicação de recursos públicos, seja ela feita por órgãos e entidades de direito público ou privado ou por pessoas físicas. Ainda em relação aos gastos públicos, é atribuição da SCGE orientar preventivamente os gestores na correta aplicação de recursos.