
A SCGE, por meio da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI), produz, analisa e monitora informações das receitas (RCL, RLI, FPE, SUS e FUNDEB) e limites de despesas públicas com pessoal, saúde, educação e publicidade do Poder Executivo de Pernambuco, auxiliando a alta gestão na tomada de decisões.

A diretoria ainda analisa e gera informações demandadas pelo Núcleo de Governo, por Unidades Gestoras e pela SCGE. A maioria dos dados e análises dessas receitas e despesas monitoradas são atualizadas mensalmente na plataforma da Estação Digital, solução criada pelo Governo que reúne informações estratégicas de diversas secretarias do Estado necessárias para a tomada de decisão, de forma rápida e segura.

A DOGI é, também, responsável por produzir e analisar informações baseadas em risco, por meio do Observatório da Despesa Pública de Pernambuco (ODP.Pernambuco), com emprego intensivo de recursos de tecnologia da informação e de atividades de investigação e inteligência.
O objetivo da unidade é fortalecer os sistemas de controle interno no Estado e apoiar a gestão pública para a realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela SCGE, bem como para informar à alta gestão sobre indicadores gerenciais acerca de temáticas como Programas Sociais, Compras Governamentais e Despesas com Pessoal, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.
O ODP é um projeto idealizado pela Controladoria Geral da União (CGU), que abrange as três esferas de entes governamentais dos controles internos e dos controles externos: União, Estados, Municípios, Tribunais de Contas e Ministério Público. Para mais informações sobre o Observatório, acesse aqui o Portal do ODP.
- Direção: Thayse Galvão
- Coordenação: Taciana Vanderlei
- Telefone: 81.3183-0918