Palestra sobre Empatia e coquetel musical marcaram evento de comemoração ao Dia do Ouvidor, organizado pela OGE

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) celebrou o Dia Nacional do Ouvidor com um evento dedicado aos profissionais da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual de Pernambuco. Realizado no auditório da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), na última terça (19), o evento foi aberto pela Diretora da OGE, Elisa Andrade. Em seguida, representando a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – Seccional Pernambuco, apoiadora do encontro, falaram a presidente Isabel Tavares e a vice-presidente Karla Julia. A secretária da SCGE e Ouvidora-Geral do Estado, Érika Lacet, também discursou e parabenizou os profissionais da Ouvidoria, ressaltando a importância do trabalho para a população.

A atividade central da comemoração foi a palestra “Ouvidoria e Empatia”, ministrada pela consultora em ouvidoria pública Cristina Ayoub Riche. “A palestra de Cristina Riche trouxe uma abordagem técnica e humanizada ao mesmo tempo”, ressaltou a Coordenadora da Rede de Ouvidorias Maria Luiza Trindade. Após a palestra, os participantes confraternizaram em um coquetel musical.

“Foi um momento muito emocionante e gratificante para nós que fazemos a Ouvidoria-Geral do Estado. Poder estar junto com colegas ouvidoras e ouvidores, num momento lúdico, num momento de alegria, recreativo é muito importante. A gente renova as energias para os desafios que se colocam e que recomeçam no dia seguinte”, pontuou Elisa.

HISTÓRICO – O Dia Nacional do Ouvidor foi instituído em 16 de março de 1995, em decorrência da criação da ABO. Porém, apenas em 2012, com a publicação da Lei Federal de No 12.232, a data foi oficializada. Receber críticas, sugestões, denúncias, reclamações e agir na defesa imparcial da comunidade são funções básicas do ouvidor. É ele quem dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático.

Compartilhe: