A SCGE realiza a atividade de auditoria interna governamental, que tem como missão aumentar e proteger o valor organizacional e como propósito oferecer serviços objetivos de avaliação e consultoria baseados em risco, almejando contribuir na melhoria da gestão governamental, de forma a possibilitar o aprimoramento dos controles internos administrativos, a gestão de riscos e a geração de informações preventivas e oportunas para subsidiar o processo decisório dos órgãos e entidades examinados.

Eixos da atuação da auditoria interna governamental:

  • Governança
  • Gerenciamento de riscos
  • Controles internos da gestão

Instrução de Serviço Interno n° 02/2023
Estabelece a sistemática de quantificação e registro dos benefícios decorrentes das ações de Auditoria Interna Governamental. 

Anexo – Manual de Contabilização dos Benefícios

1. Apresentação de Sensibilização realizada pela DAUD/SCGE/PE na 1ª Reunião Técnica das UCIs em 2025:

Link de acesso à Apresentação: Orientações Iniciais sobre o Uso do Sistema e-CGU

Obs.: Realizada em 13 de março de 2025, a apresentação aborda a motivação principal que levou à implantação do Sistema e-CGU em Pernambuco, bem como os principais benefícios decorrentes do seu uso. Além disso, apresenta uma visão geral sobre o Monitoramento das Recomendações com o uso do sistema.

2. Passo-a-passo elaborado pela DAUD/SCGE/PE sobre Cadastro e Lotação:

Link de acesso à Apresentação: Passo-a-Passo 01: Realizando o Cadastro no Sistema e o Pedido de Lotação na Unidade Auditada (órgão ou entidade estadual)

3. Treinamento online promovido pela CGU para Gestores sobre o Uso do e-CGU (antigo e-Aud), com ênfase no Monitoramento das Recomendações:

Vídeo gravado do Treinamento: Capacitação para Gestores sobre o Uso do Sistema e-CGU (antigo e-Aud)

Obs.: Realizada em junho/2024 pela Controladoria-Geral da União para os gestores federais, esta capacitação também é muito útil para os gestores estaduais. Ao acessar o vídeo no YouTube, na sua descrição está disponibilizada a lista de tópicos abordados na capacitação. Destaca-se os seguintes trechos:

  • 2:19 a 11:20 – Visão Geral, Termos e Padrões (conceitos, menus, filtros, exportação);
  • 14:34 a 28:33 – Atividades do gestor de unidade (cadastro da unidade, lotações, notificações, contrapartes);
  • 34:38 – Monitoramento de recomendações (conceitual);
  • 44:10 – Menu lateral (tarefas favoritas, pesquisas salvas);
  • 46:55 a 1:23:19 – Monitoramento de recomendações (na prática).

4. Treinamento online promovido pela SCGE/PE para Gestores sobre a Gestão de Usuários e o Monitoramento das Recomendações (29/abr/2025):

Vídeo gravado do Treinamento: Treinamento online: Gestão de Usuários e Moniotoramento das Recomendações

Link de acesso à Apresentação da DAUD: Capacitação para Gestores sobre Gestão de Usuários e Monitoramento das Recomendações

Link de acesso à Apresentação da DIPC: Visão Geral do Monitoramento das Recomendações das Contas de Governo

Obs.: Realizada em 29 de abril de 2025, esta capacitação aborda em detalhes como deve ser realizada a gestão dos usuários e a resposta às recomendações de auditoria emitidas pela SCGE/PE. Apresenta em detalhes as seguintes funcionalidades/interações com o uso do sistema: (a) gerenciar lotações; (b) designar supervisor de unidade; (c) elaborar minuta de manifestação; (d) realizar trâmite interno e aprovar manifestação; (e) alertas e notificações do sistema. Ainda, a Diretoria de Informações Estratégicas e Prestação de Contas (DIPC) introduziu, em uma visão geral, como se dará o monitoramento das recomendações emitidas pelo TCE/PE no bojo dos processos de Prestação de Contas de Governo com o uso do Sistema e-CGU.

Plano de Negócios 2025-2027 da Atividade de Auditoria Interna

O Plano de Negócio tem como objetivo principal estabelecer a estratégia da SCGE/PE para entregar os serviços da atividade de auditoria interna, de forma a cumprir com o propósito de aumentar e proteger o valor organizacional do Poder Executivo do Estado de Pernambuco, em conformidade com os padrões internacionais. Para tanto, fundamenta-se no Modelo de Capacidade em Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model – IA-CM), preconizado pelo Instituto dos Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA), especificamente no macroprocesso-chave (Key Process Area – KPA) “2.6 – Plano de Negócio de Auditoria Interna”.