Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico 2024 – 2027 da SCGE

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) finalizou  a  elaboração do seu Planejamento Estratégico 2024-2027. O processo envolveu os servidores, executivos e consistiu em diversas etapas, desde o levantamento e diagnóstico organizacional, com identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, passando pela revisão da missão, visão e valores até a definição dos Objetivos e Resultados Chave (OKRs) que serão a base da estratégia da instituição. 

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é uma abordagem colaborativa de definição de metas usada com resultados mensuráveis. Os OKRs auxiliam a gestão de forma simples e ágil, sendo uma importante ferramenta de comunicação e alinhamento da organização. Um dos principais ganhos do uso da metodologia é estabelecer direções claras para o que se deseja alcançar.

Segundo Carolina Alvim, Diretora de Planejamento e Gestão da SCGE, o processo   contemplou a definição de Objetivos  Estratégicos (OKRs) anuais priorizados pela Gestão, bem como OKRs Táticos, que representam as metas e objetivos específicos das diretorias.“Para este quadriênio, a metodologia escolhida focou dar mais autonomia às áreas para que construam a estratégia envolvendo seus servidores e também em dar mais agilidade à entrega dos resultados mensuráveis em curto prazo.”, afirma.

A jornada para a criação desse plano estratégico teve início com com a aprovação da nova metodologia, diagnóstico e questionário interno. Esse levantamento permitiu identificar oportunidades, ameaças, pontos fracos e pontos fortes da SCGE, fornecendo uma visão da situação atual.

Após o levantamento da matriz SWOT, a SCGE realizou uma revisão da identidade organizacional, redefinindo a missão, visão e valores que guiarão o trabalho da secretaria nos próximos anos. As etapas seguintes consistiram na realização de oficinas com as diretorias e alta gestão, nas quais foram definidos os Objetivos e Resultados Chave (OKRs) estratégicos e táticos.

Após a conclusão dessa fase, OKRs estratégicos e táticos, bem como o novo mapa estratégico, foram validados pela Alta Gestão. 

Silvana Melo, Gerente de Planejamento e Qualidade, explica que o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer organização, tanto para o cumprimento da sua missão, quanto para o alcance da sua visão. “A importância de um planejamento estratégico para qualquer organização eu costumo resumir em uma frase de Sêneca: ‘Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai’ (Sêneca, Séc. I)”.  “Será um plano estratégico flexível, dinâmico e que suporte mudanças de curso, considerando os cenários e as oportunidades identificadas pelas equipes no decorrer do ano”, conclui.

Compartilhe: