Qualigasto gera boas práticas no recolhimento de resíduos do Hospital dos Servidores

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio de seu Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto), registra resultados positivos na gestão do Hospital dos Servidores do Estado, ligada ao Instituto de Recursos Humanos (IRH) de Pernambuco. Na sexta-feira, dia 25, os gestores da unidade hospitalar reconheceram as ações de boa prática no recolhimento dos resíduos biológicos.

Os setores que apresentaram melhorias nos controles propostos pela SCGE foram os de Quimioterapia, Oncologia, Central de Material, Desinfecção, Bloquinho (espaço para pequenas cirurgias), Hemodiálise, Fisioterapia, Endoscopia e Agência Transfusional (banco de sangue). A segregação correta de resíduos rendeu certificados aos representantes destas áreas.

No encontro que marcou a entrega dos certificados, a diretora de Controladoria (DCON II) da SCGE, Elisângela Lobo, fez uma breve apresentação do programa. Ela destacou que o descarte correto dos resíduos é um dos três focos do Qualigasto na área da saúde. Os outros dois são lavanderia e alimentação hospitalar.

Presente na programação, o diretor-geral do Hospital dos Servidores, Cláudio Duarte, enfatizou que o Qualigasto é um programa exitoso que se reverte em bons resultados. Também participaram do encontro, Vera Barros, Kirlla Coimbra e Tiago Fonseca, que atuam no DCON II/SCGE; além de Fátima Lopes e Cláudia Escobar, respectivamente, gestora administrativa e gerente de risco/qualidade do Hospital.

O Qualigasto surgiu em 2016 como uma evolução das ações de racionalização dos gastos desenvolvidas pela SCGE. Política de gerenciamento dos resíduos hospitalares por meio do Indicador por Cores – segregação adequada dos resíduos nos setores do hospital – e recolhimento dos resíduos biológicos – aquisição de balança para pesagem dos resíduos biológicos e controles decorrentes – são as etapas de implantação do Qualigasto no tema resíduos de serviços de saúde.

Foto: Dudu Reis/SCGE

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