Controladoria inaugura Escola de Controle Interno

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) inaugurou nesta quinta-feira, dia 21, sua Escola de Controle Interno, cujo objetivo é viabilizar a capacitação permanente dos servidores do poder executivo estadual, no enfoque do Controle Interno. Na ocasião, a secretária e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet realizou a abertura do evento, destacando a importância da existência da Escola a fim de apoiar a gestão pública, que necessita de profissionais cada vez mais qualificados.

“A iniciativa, inclusive, está diretamente ligada à missão da Secretaria, que é promover a melhoria da gestão pública por meio do fomento ao controle social, da transparência, da orientação ao gestor, da prevenção e do combate à corrupção, em benefício da sociedade”, destacou. Ainda segundo a secretária, a Escola se diferencia por atuar especificamente na formação e capacitação dos agentes públicos nos conceitos, ferramentas e práticas voltadas para o fortalecimento das três linhas de defesa do controle interno do Poder Executivo Estadual, que são os gestores da administração direta e indireta; os assessores especiais das Unidades de Controle Interno; e os servidores que atuam na SCGE (Órgão Central de Controle Interno).

Dentro da temática do controle interno, a Escola irá promover cursos presenciais, educação a distância, palestras, oficinas e seminários. “Também iremos estimular a produção de artigos científicos para publicações especializadas, que poderão contribuir como subsídio de pesquisas acadêmicas”, frisou a diretora de Controladoria I (DCON I), da SCGE, Thayse Galvão.

CRONOGRAMA – A grade de programação da Escola de Controle Interno da SCGE foi aberta com a oficina “Macroprocesso: Prestação de Contas TCE-PE”. Com carga horária de 8 horas, o programa segue até esta sexta-feira, dia 22, e é voltado para os integrantes das unidades de Controle Interno dos órgãos estaduais.

Ministrada por servidores da Diretoria de Controladoria II (DCON II) da SCGE, a oficina tem a proposta é orientar sobre como monitorar e apoiar as unidades gestoras quanto à prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), expondo o fluxo de mapeamento de tal atividade, por recomendações de pontos de controles mínimos a serem estabelecidos nos órgãos; e fornecendo instrumentos de monitoramento, como planilhas eletrônicas.

Na segunda-feira, dia 25, a Escola promove o curso “Gestão de Riscos” para os servidores da própria SCGE. Com carga horária de 20 horas/aula, a programação segue até o dia 1o de março, sendo ministrada pelo assessor técnico da Controladoria, Renato Cirne. Já na terça-feira, dia 26, o procurador Flávio Germano, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o diretor de Correição (DCOR) da SCGE, Filipe Castro, profere palestra sobre “Ética e Governança na Administração Pública em Pernambuco: os novos Decretos Estaduais”, também para os servidores da Casa.

A proposta da Escola de Controle, que tem coordenação de Karla Sabino, é estruturar um cronograma mensal de atividades e promover uma ampla divulgação no site (www.scge.pe.gov.br), Instagram e Facebook da SCGE. “Nosso calendário irá sempre atender as perspectivas do público interno (dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias) e do público externo, oferecendo temas na nossa linha de atuação (auditoria, correição, ouvidoria e controladoria)”, explicou Thayse Galvão.

PARCERIAS – A Iniciativa conta com a parceria da Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (ASCIPE), Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município do Recife, Polícia Civil de Pernambuco, Escola Fazendária de Pernambuco (ESAFAZ) e Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Vale destacar que a SCGE está disponível para novas parcerias com o objetivo de consolidar a Escola como um ambiente de referência na área.