Produtividade é agenda do século 21

Ética nos negócios é o eixo central da 16ª Conescap que ocorre até 15/11 no Centro de Convenções

Teve início nesta quarta-feira, 11 de novembro, a 16ª edição da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap), evento que reúne organizações que respondem por 6,5% do PIB brasileiro. Na cerimônia de abertura, que contou com a participação de mais de 4 mil profissionais da área, o secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do Estado, Rodrigo Amaro, representando o governador Paulo Câmara, falou sobre a importância do setor para o aumento da produtividade das organizações privadas e públicas e do orgulho de poder receber o maior evento do setor em Pernambuco. “O grande desafio do século 21 é o de ganhar produtividade e dois dos grandes valores apresentados são os da transparência e do fortalecimento de um comportamento ético por parte das nossas organizações. Assim, precisamos destacar o papel que as empresas e os profissionais de contabilidade cumprem enquanto um proxy agregador de ações que permitem enfrentar esse desafio de fomentar a produtividade. É impossível pensar em organizações que tomam decisões sem informações financeiras e contábeis de qualidade”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços no Estado de Pernambuco (Sescap-PE), Albérico Morais, disse, na ocasião, ser uma responsabilidade sediar um evento como esse. “Isso só foi possível com a ajuda dos colaboradores do Sescap. Durante três dias, vocês vão ter oportunidade de adquirir conhecimento”, destacou, ressaltando que 900 empregos temporários foram gerados e R$ 10 milhões serão injetados na economia de Pernambuco, durante e após a 16ª edição da Conescap – promovida pelo Sescap e pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

2IMG_1786
Rodrigo Amaro discursou na solenidade de abertura

Neste ano, o evento tem um tema amplo: “As empresas de serviços, o governo e a sociedade em debate”. Quem ministra a palestra magna é o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Ele falará sobre “Ética e política nos negócios”. Também estarão presentes, entre vários outros nomes, o médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, falando sobre Felicidade roubada: enfrentando os fantasmas da emoção que furtam nossa qualidade de vida. E a economista sênior do Fundo Monetário Internacional (FMI) Andrea Lemgruber, com palestra sobre O Brasil no contexto internacional, perspectivas a médio e longo prazo.

AUTORIDADES – O palco de honra foi composto por diversas autoridades, dentre elas: o presidente da Fenacon, Mário Emir Berti; o presidente do Sescap-PE, Albérico de Morais; a diretora de eventos da Fenacon, Alba Rosa Ananias; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; o Secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do Estado (representando o Governador Paulo Câmara), Rodrigo Amaro; o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – PE, Pedro Henrique Renaldo Alves; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho; o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bulgarim; o superintendente do Sebrae-PE, José Osvaldo de Barros, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco,Geraldo Batista;e o prefeito do município de Moreno, Adilson Gomes (representando todos os outros prefeitos do estado). Também compuseram o palco os ex-presidentes da Fenacon, atuais diretores e presidentes dos sindicatos que compõe o Sistema Fenacon.

PRÊMIO – Ainda na solenidade de abertura da 16ª Conescap foi realizada a entrega do II Prêmio Fenacon de Jornalismo. Criado pela Federação, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, com o objetivo de reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos sobre questões contábeis e tributárias, relacionadas ao desenvolvimento do setor de serviços e das MPEs. Foram avaliados trabalhos produzidos por jornalistas profissionais, veiculados na imprensa nacional brasileira durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Ao todo, 144 jornalistas inscreveram 261 trabalhos no Prêmio Fenacon de Jornalismo. Foram inscritas reportagens veiculadas em 22 estados e no Distrito Federal, nos principais veículos de comunicação do País. Os vencedores foram Larissa Santana, do Jornal da Globo; Isabel Mega Araújo, da Rádio Band News FM; e Antônio Queiroz Elias, do Correio Braziliense.

Veja aqui o vídeo de abertura:

Compartilhe: