Ouvidoria Geral do Estado participa do 1º Seminário Internacional de Ouvidorias, em Brasília

Representando Pernambuco, a gerente-geral da Ouvidoria Geral do Estado, Glauce Silva, acompanha debates sobre inovação, acolhimento e fortalecimento da participação cidadã

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), por meio da Ouvidoria Geral do Estado, participa da 1ª edição do Seminário Internacional de Ouvidorias, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília (DF). Representando Pernambuco, a gerente-geral da Ouvidoria Geral do Estado, Glauce Silva, acompanha a programação do evento, que reúne ouvidores, gestores públicos e especialistas do Brasil e do exterior para discutir os desafios e as perspectivas da atuação das ouvidorias públicas.

Promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e a Controladoria-Geral da União (CGU), o seminário tem como tema “Ouvidoria pública: do acolhimento à transformação social – desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã”.

Ao longo dos três dias de programação, os participantes debatem temas relacionados ao fortalecimento das ouvidorias como instrumentos de promoção da cidadania, da transparência e da melhoria dos serviços públicos. Entre os assuntos abordados estão o acolhimento ao cidadão, a promoção da equidade no acesso ao Estado, a governança, a articulação em rede e o uso estratégico de dados para qualificar a gestão pública.

A programação também destaca experiências exitosas na utilização de tecnologias para o tratamento das manifestações dos cidadãos, reforçando a importância de respostas cada vez mais ágeis, claras e resolutivas, além do papel da escuta qualificada na formulação e no aperfeiçoamento de políticas públicas.

Para a gerente-geral da Ouvidoria Geral do Estado, a participação de Pernambuco no seminário representa uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e de fortalecimento da atuação da rede de ouvidorias estaduais.

“O seminário reúne experiências inovadoras e promove um espaço importante para a troca de conhecimentos entre as ouvidorias de todo o país. Essa troca fortalece nossa atuação e contribui para que possamos oferecer um serviço cada vez mais eficiente, acolhedor e voltado às necessidades da população pernambucana”, destaca Glauce Silva.

A participação da SCGE reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com o aprimoramento contínuo dos canais de participação social, fortalecendo a Ouvidoria como instrumento de diálogo entre o cidadão e a administração pública e como ferramenta estratégica para o aperfeiçoamento das políticas públicas e dos serviços prestados à sociedade.

Compartilhe: