Escola de Controle Interno conclui programação de curso e oficina

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerrou nesta sexta-feira, dia 22, as aulas do curso presencial “Gestão de Risco” e da oficina sobre a “Lei de Acesso à Informação”, atividades que integraram a grade de programação de março. Mais de cem servidores de órgãos da administração estadual foram capacitados nesse período. Para o mês de abril, além de uma nova turma da formação em “Introdução à Gestão de Risco”, a Escola vai oferecer os cursos de “Técnicas de investigação” e “Prestação de contas”. Já as palestras terão como temas “O papel da SCGE no fortalecimento do compliance no Governo de Pernambuco” e “Tomada de contas especial”.

Com carga horária de 20 horas, o curso “Gestão de Risco” foi direcionado para servidores da SCGE. Essa qualificação interna é um programa customizado, que tem o objetivo de aprimorar o trabalho realizado pela Controladoria, facilitando a compreensão da gestão de riscos nos órgãos e entidades públicas, com vistas a ajudar a melhorar a governança do setor. Ao longo de uma semana, o instrutor Otávio Cintra, integrante da equipe SCGE, mas atualmente cedido à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedur), apresentou aspectos conceituais e a metodologia proposta de gestão de riscos; bem como o desenvolvimento de método e sua aplicação em processos internos. As aulas, com conteúdo teórico e atividades práticas, foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

Já a oficina sobre a LAI teve como público-alvo servidores que atuam como autoridades dessa lei nos órgãos do Poder Executivo Estadual, além dos que compõem a Rede de Ouvidorias do Estado. Foram quatro turmas distintas, com 30 participantes em cada uma. Na programação, o instrutor Airton Chaves, gestor governamental de Controle Interno da SCGE, deu ênfase às principais questões teóricas e práticas envolvendo a LAI. O objetivo da oficina foi capacitar os novos integrantes e reciclar os membros mais antigos. Prevista na Lei nº 14.804/2012, que regula o acesso a informações no âmbito do Poder Executivo Estadual, a capacitação é dever de todas as autoridades designadas, assim como os ouvidores da rede.

FRAMEWORK – Finalizando a programação do mês de março, a Escola de Controle Interno promove, no período de 26 a 28, o curso “Framework COSO ICIF 2013” para 30 servidores da SCGE. Com carga horária de 20 horas, as aulas serão ministradas no auditório da Casa, pela professora doutora do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rossana Guerra. Ela também irá proferir palestra, no dia 26, das 9h às 11h, para 250 pessoas, em evento que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).