Curso de implantação de ouvidorias
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-PE), realiza até o próximo 24 de novembro, o curso de “Implantação e gestão de ouvidorias”, no Centro de Formação dos Servidores Públicos do Estado (Cefospe). Zélia Correia, coordenadora da Rede de Ouvidorias, é quem ministra o curso ao lado da servidora da SCGE, Karla Júlia Marcelino. Elas abordam, na teoria e na prática, os recursos necessários para a organização e manutenção de uma unidade de Ouvidoria, além de ressaltar aspectos conceituais e éticos aos profissionais da área.

Segundo o secretário da Controladoria-Geral do Estado e ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Amaro, a capacitação é uma oportunidade de trabalhar as competências dos profissionais envolvidos em realizar a ponte entre a gestão pública e o cidadão pernambucano, bem como coletar ideias de melhoria para a área de ouvidoria. “O curso é voltado para os servidores que atuam em ouvidorias, bem como os profissionais que desejam ingressar nesse ramo. Abordamos conhecimentos específicos e práticos que são necessários ao atendimento de qualidade ao cidadão, o tratamento das manifestações, os princípios de gestão aplicados à ouvidoria e a aplicação de técnicas de mediação no âmbito do serviço público. Esses temas amarrados à premissa de possibilitarmos uma contínua melhoria dos serviços públicos”, disse ele.
Ao longo do ano a SCGE já realizou três workshops de transparência, controle social, licitações e contratos voltados para ouvidores e apoiou capacitação da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), realizada em setembro na CGE. “A Controladoria tem um papel de extrema importância na coordenação e articulação nos trabalhos das ouvidorias e a nossa meta é capacitar os servidores para o exercício do papel de representantes do poder público durante o relacionamento com o cidadão. Fazendo do ouvidor um agente de melhoria da gestão a partir do momento em que ele analisa as manifestações e desenvolve análises dos trabalhos desenvolvidos”, finaliza Amaro.
Sobre a OGE – A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa ligada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de acesso à informação dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. A unidade também tem a competência de coordenar tecnicamente a Rede de Ouvidorias do Estado, bem como organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas e produzir relatórios e informações que visam aperfeiçoar os serviços públicos prestados ao pernambucano.