Contratações emergenciais disponíveis em novo painel do Portal da Transparência

Com o objetivo de ampliar ainda mais a transparência das informações sobre contratações e aquisições realizadas pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) implementou um novo painel no Portal da Transparência. Na área, já disponível para consulta, podem ser encontrados de imediato todos os dados sobre as contratações emergenciais, como a evolução da despesa (total geral e por itens), além do tipo, modalidade, situação e órgão de compra.

Os usuários do Portal também podem fazer buscas personalizadas, onde será localizado o número do processo, unidade gestora, fornecedor, termo de referência, contrato, entre outros. “Essa implementação, aliada a todas as outras ações de divulgação e comunicação das despesas da administração estadual relacionadas ao novo coronavírus, alçou Pernambuco ao sétimo lugar no ranking da Transparência Internacional, atingindo a pontuação 93,6, classificada como nível ótimo. É um trabalho intenso e continuado, sempre pautado pela ética e compromisso com o gasto público, marca registrada do Governo Paulo Câmara”, destacou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

A alimentação das informações nessa nova área está sendo realizada diretamente pelos órgãos do Poder Executivo estadual responsáveis pelas despesas com essa finalidade, como as secretarias de Saúde (SES), Educação e Esportes (SEE), Ressocialização (Seres), Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), com o apoio da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, responsável pelo Portal da Transparência.

Além de apresentar todos os destalhes das contratações, no novo painel ainda é possível fazer o download de todos os dados em formato aberto (CSV ou JSON), onde as informações podem ser tabuladas e acessadas pela maioria dos programas de planilha eletrônica, assim como para o uso de programadores.

De acordo com a diretora da Ouvidoria-Geral (Doge/SCGE), Elisa Andrade, já está em construção um painel específico com a perspectiva de informar os gastos realizados com recursos federais enviados ao Estado. “Também estamos levantando junto às unidades gestoras as medidas de estímulo econômico e proteção social que foram realizadas pelo Governo de Pernambuco durante a pandemia. As informações estão sendo inseridas numa pasta na seção Covid-19 do Portal”, disse.

Compartilhe: