Servidores da SCGE atuam como mentores da disciplina de Inteligência Artificial

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE)

Uma parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), através do Departamento de Sistemas Computacionais, está levando para os estudantes problemas reais enfrentados pelos servidores da SCGE na execução das ações de controle interno. Essa interação ocorre através da disciplina de Inteligência Artificial (IA), ministrada pelo professor Fernando Buarque, dentro da grade curricular do curso de Engenharia da Computação. A expectativa é de que os conhecimentos empregados em sala de aula contribuam para melhorar a gestão pública, através do aperfeiçoamento do controle de gastos e do combate à corrupção.

“Essa troca de experiências entre o meio acadêmico e o Poder Público é sempre muito enriquecedora, tanto do ponto de vista do aprendizado quanto para o fomento de boas práticas que possam ser aplicadas à administração pública, contribuindo também para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Além disso, a Inteligencia Artificial é um instrumento que pode ser utilizado no desenvolvimento de ferramentas mais eficientes e adaptáveis àsnecessidades propostas”, comentou o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.

Seis gestores governamentais de controle interno das diretorias de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI), de Ouvidoria e Controle Social (DOCS), de Controle de Qualidade dos Gastos (DCQG) e de Tecnologia de Informação do Controle Interno (DTCI) participam da disciplina como ouvintes, passando a atuar também como mentores dos alunos. Durante o período, esses servidores da SCGE apresentam aos estudantes problemas relacionados com o exercício do controle interno, que serão objetos dos projetos. A proposta é que, ao final do semestre, os alunos apontem soluções para os problemas.

DSC02963

“A ideia é que as soluções apresentadas sirvam como embriões de projetos que serão desenvolvidos pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da SCGE. Além disso, é uma oportunidade para capacitar os servidores, fazendo com que sejam multiplicadores dos conceitos e possibilidades da IA, como forma de impulsionar as ações do controle interno estadual”, completou o Diretor de Tecnologia de Informação do Controle Interno, João Amaral.

O Professor Fernando Buarque, responsável pela disciplina, destacou o pioneirismo da parceira. “Esta é uma ação inovadora de ensinoe extensão universitária, a fim de incorporar Inteligência Computacional/Artificial em antigas e novas ferramentas para as tarefas da Controladoria-Geral do Estado”, completou.

IA-A Inteligência Artificial (IA) “é um ramo da ciência da computação, que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas”.