Servidoras da SCGE participam de curso sobre a metodologia IA-CM

Servidoras da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, em Brasília, de um curso presencial sobre a metodologia IA-CM, modelo internacional de auditoria interna que está em etapa inicial de implantação na SCGE. Promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial (BIRD) e apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), o curso foi realizado no período de 25 a 28 de agosto.

A capacitação contou com a presença de profissionais selecionados por mais de 20 órgãos de controle interno filiados ao Conaci, a exemplo da SCGE. Pela Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, participaram Tarciana Pedrosa, gerente de Planejamento e Qualidade em exercício da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPGE), e Danielle Maranhão, coordenadora de Auditoria de Obras, Licitações e Contratos da Diretoria de Auditoria (DAUD).

Com o intuito de fortalecer o sistema de controle interno nacional e promover trabalhos efetivos de auditoria, que agreguem valor à gestão e garantam qualidade no gasto público, o curso foi dividido em cinco módulos, sendo ministrado pelo coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras de Paula.

Modelo – Idealizado pelo Instituto de Auditores Internos (IIA), o IA-CM é uma matriz, já difundida em vários países, que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público. Ela ilustra os níveis e estágios por meio do qual uma atividade de auditoria interna pode evoluir e melhorar os seus processos e práticas ao longo do tempo. O IA-CM tem sido recomendado frequentemente pelo BIRD, sobretudo nos órgãos de controle de estados e municípios que recebem seus recursos.

Com informações e fotos do Conaci

Compartilhe: