“Ouvidoria em Ação” chega ao município de São Bento do Una

Depois de passar por Garanhuns, a programação itinerante do “Ouvidoria em Ação” segue para o município de São Bento do Una, no Agreste pernambucano. Na quinta-feira, dia 19, a iniciativa promovida pela Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (OGE/SCGE), realizará palestras e mesas de debate, das 8h às 15h30, no auditório da Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo. Já nos dias 18 e 19, ouvidores estaduais estarão atendendo a população local que queira fazer registro de manifestações (reclamação, elogio, denúncia, sugestão e solicitação) relacionadas aos serviços oferecidos pelo Governo de Pernambuco.

“Ouvidoria: um aporte necessário” será o tema da mesa de debate que vai abrir o evento, às 9h30, em São Bento do Una, com a participação de Selma Barreto, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); Douglas Moreno, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); e Eduardo Porto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Na sequência, a discussão será sobre “Ferramentas de controle social e transparência” e “Projeto Gestão Cidadã”, quando serão apresentados cases de algumas prefeituras. Depois do intervalo para o almoço, a secretária da Controladoria-Geral e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, encerra a programação proferindo palestra “A ouvidoria como ferramenta de gestão”.

“Nosso objetivo é aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, levando a ouvidoria até o povo e mostrando como ela pode ser uma ferramenta importante tanto para a sociedade quanto para o governo. Com o Ouvidoria em Ação pretendemos, ainda, estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento à lei estadual que trata da proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos”, analisou Érika Lacet.

Paralelo à programação de palestras e debates, o Ouvidoria em Ação fará a escuta ativa da população em parceria com a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que estará com uma estrutura móvel em São Bento do Una nos dias 24 e 25.

INSCRIÇÕES – Para participar das palestras e mesas de debates, é necessário fazer inscrição prévia. Ela é gratuita e está disponível nos sites da SCGE (www.scge.pe.gov.br), da própria OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br), ou da Associação Brasileira de Ouvidores (www.abopernambuco.org.br). As vagas são limitadas. A programação é aberta para ouvidores, gestores públicos e todas as pessoas interessadas na temática.

PARCERIAS – Para a realização do Ouvidoria em Ação no interior do Estado, é importante destacar o apoio dos parceiros da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE), AMUPE, ABO/PE, SESC, Prefeitura de São Bento do Una, União Europeia, MPPE, ALEPE, TCE, Ouvidoria-Geral da União (OGU) e ouvidorias municipais.