Ouvidores do Estado se reúnem para alinhar procedimentos

Realizada na manhã desta quinta-feira, dia 03, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife, a 3ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, de 2019. O evento acontece a cada três meses, com o intuito de alinhar procedimentos e estratégias cuja finalidade é atender o cidadão de forma ainda mais adequada.

Organizado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à SCGE –, o encontro é marcado também pela troca de experiências entre os representantes das 62 unidades distribuídas nas secretarias e órgãos que compõem a Rede. A secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, abriu a programação desta quinta-feira, destacando a importância da reunião. “Além das palestras sobre temas pertinentes à área, o encontro visa fortalecer as ouvidorias como um importante instrumento não só de controle social, mas de controle interno também”, ressaltou.

A explanação dos procedimentos para garantir a qualidade dos serviços das ouvidorias foi feita por Maria Luiza Trindade, coordenadora da Rede de Ouvidorias do Estado. Na sequência, Adelnei Félix, gestor de projetos da Secretaria de Administração (SAD), apresentou dados sobre a Carta de Serviços ao Usuário, que cada órgão de Estado deve elaborar e divulgar, seguindo as normatizações previstas no Decreto 45.883, de 16 de abril de 2018, e na Lei 16.420, de 17 de setembro de 2018. A diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Zélia Correia, destacou que a ouvidoria de cada instituição terá um papel muito importante na implantação desse instrumento.

Ainda dentro da programação, “Ouvidoria e gestão: parceria que dá certo” e “Pesquisa de opinião: conhecimento da Rede de Ouvidorias pela comunidade acadêmica da UPE” foram temas das palestras proferidas, respectivamente, pelas ouvidoras Déa Sales, da SAD; e Rosário Lapenda, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Compartilhe: