Ouvidores da Rede Estadual participam de curso ministrado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle

Para manter o atendimento de referência da Rede de Ouvidorias do Estado, os profissionais que atuam na área estão tendo a oportunidade de participar na última semana de curso ministrado por controladores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria-Geral da União – CGU). As aulas de “Gestão e Prática em Ouvidoria” e “Práticas de Atendimento em Ouvidoria” foram realizadas no Cefospe, em uma turma fechada. O curso foi articulado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), em parceria com o ministério, que conta com a Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco).foto 09“A Ouvidoria é um canal de diálogo com a sociedade, sendo um dos principais instrumentos para o exercício do Controle Social e de Transparência. É importante, além de atender no prazo estabelecido pela lei, fornecer uma resposta com qualidade, que atenda à necessidade do cidadão. Para isso, os ouvidores precisam estar sempre capacitados”, ressaltou o secretário da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Ouvidor-Geral, Ruy Bezerra.

O curso tem como objetivos difundir o papel da Ouvidoria no contexto democrático, identificar as ferramentas gerenciais utilizadas na gestão das Ouvidorias, disseminar o papel do Estado no atendimento ao cidadão e aprimorar técnicas na mediação de conflitos. “Temos acompanhado a evolução das ouvidorias ao longo dos tempos. Hoje, elas estão mais estruturadas, com profissionais mais capacitados e conscientes do seu papel, além disso as ouvidorias passaram a ser mais respeitadas pelos gestores”, destacou o controlador do MTFC, Paulo André Caminha.

Profoco – A Política de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco) é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União e tem como objetivos “aprimorar as ações de educação e impulsionar a inovação e a capacidade de trabalho dos profissionais da área”.

Compartilhe: