Maio registra recorde de carga horária ofertada pela Escola de Controle Interno

Maio foi um mês desafiador para a educação corporativa da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE), porque além da oferta programada de capacitações pela Escola de Controle Interno (ECI), houve a realização do Programa de Formação Complementar relativo ao 2º concurso realizado pelo órgão, por força de decisão judicial. No total, houve a oferta de 308 horas-aula de capacitação no período, sendo 108 horas-aula relativas à programação regular, prevista no plano anual de capacitações para 2022, e 200 horas-aula dedicadas ao programa de formação.

Nos seus mais de 3 anos de existência, este é o recorde de carga horária ofertado pela ECI/SCGE/PE em um período mensal. “Tivemos que, em tempo bastante exíguo, planejar e executar o programa de formação no mês de maio. Isto só foi possível porque houve a mobilização e contribuição de todas as diretorias da SCGE/PE, sem exceção, em um trabalho de excelência”, destacou o diretor de orientação ao gestor e informações estratégicas, Hugo Santiago.

Desde fevereiro de 2022, quando iniciou o calendário letivo da ECI/SCGE/PE, mais de 100 servidores estão sendo certificados todos os meses por capacitações sobre temáticas de controle interno, sendo 114 só no mês de maio. “Nosso desafio agora é ampliar e renovar o portfólio de cursos da Escola de Controle Interno, a partir das temáticas abordadas no programa de formação, de forma a continuar realizando a atualização profissional dos gestores estaduais.”, reforçou o secretário-executivo, Filipe Castro.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO – As disciplinas do programa de formação abordaram, no módulo de desenvolvimento humano-organizacional, as atribuições e competências institucionais, a política de gestão por competências e o código de ética da SCGE/PE. Já no módulo de desenvolvimento técnico-profissional, as disciplinas abordaram Modelos Internacionais de Auditoria Interna (IA-CM e 3 Linhas), Ouvidoria, Transparência e Controle Social, Tecnologia da Informação Aplicada à Atividade de Controle, Auditoria Governamental, Sistema Correicional, Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas, Gestão de Riscos e Unidades de Controle Interno, Convênios, Parcerias e Transferências Voluntárias.

Compartilhe: