HSE recebe piloto de projeto para eficientização de gastos

Um projeto piloto que, além da otimização dos gastos, trará ganhos qualitativos aos serviços prestados, está sendo implantado no Hospital dos Servidores do Estado (HSE). O Projeto Qualigasto é desenvolvido e implantado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e está alinhado com as ações de racionalização dos gastos do Governo do Estado. Três temas estão sendo trabalhados: resíduos sólidos, lavanderia e alimentação hospitalar. A iniciativa consiste em estabelecer pontos de controle que auxiliam na manutenção das áreas indicadas, com o acompanhamento da despesa e orientação dos agentes públicos.

Para o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra, a ideia é fomentar e manter uma gestão eficiente das despesas. “O Qualigasto potencializa as ações de racionalização dos gastos, atendendo à política de zelo com a coisa pública do Governo do Estado. O projeto visa fortalecer a cultura de melhoria da qualidade das despesas”, ressaltou o secretário.

Foto HSE2

O diretor do hospital, Antônio Trindade, apoiou à ação e destacou a importância do projeto, que colabora com as melhores práticas dentro do serviço público e, principalmente, reconhece a já execução de práticas dentro dos mais variados serviços. “O HSE se destacou na execução deste controle no viés nutrição e é gratificante para a gestão do HSE e IRH que as práticas sejam base para o modelo proposto”, afirmou.

O trabalho é baseado no diagnóstico elaborado pela SCGE em parceria com os gestores do HSE, indicando oportunidades de melhoria nos controles existentes. Além disso, são fornecidos instrumentos para que a unidade alcance as medidas propostas. Os resultados são monitorados periodicamente, promovendo um ambiente de cooperação e de orientação, por meio do compartilhamento, incentivo e utilização de boas práticas.

Com relação ao resíduo sólido, foram destacados como pontos de controle principais a conscientização quanto ao descarte na origem, o recolhimento e a pesagem do material. Para isso, serão realizados trabalhos de sensibilização junto aos profissionais do HSE, com o acompanhamento diário. A melhoria desses aspectos gera impacto positivo tanto na questão ambiental quanto na financeira, uma vez que o recolhimento dos resíduos comum e hospitalar têm valores diferenciados.

Na lavanderia serão melhorados os mecanismos de controle de pesagem da roupa, assegurando a boa execução da despesa pelo serviço. Já no quesito alimentação, embora o HSE seja referência no controle com a utilização da biometria, o monitoramento, com foco nos funcionários e acompanhantes irá aperfeiçoar o processo existente.

Compartilhe: