Escola de Controle Interno conclui mais um curso do mês de novembro

Promovido pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE), o curso “Gestão de riscos e controle por processos de trabalho” encerrou na tarde desta quarta-feira, dia 27, as aulas de sua segunda turma. Baseado no levantamento, gestão, monitoramento e avaliação dos riscos por processo de trabalho em seus diversos níveis, o curso foi direcionado especialmente para os servidores da própria SCGE.

Ministrado por Paulo Marcelo Santana Barbosa, titular da Auditoria Interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), o plano de aula foi estruturado em cinco etapas, sendo cada uma delas consolidada por meio de um estudo de caso com aplicação em ferramenta de tecnologia da informação.

Nos dois dias de programação – terça, 26, e quarta, 27 –, os servidores da SCGE tiveram acesso aos conteúdos teóricos sobre processos de trabalho, com destaque para seus objetivos, cadeia de valor público, macroprocesso, dentre outros itens; e riscos, com orientações de como identificar e analisar adequadamente. Realizado na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife, o curso contou, ainda, com atividades práticas.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

Compartilhe: