Equipe da DMAC conclui diagnóstico das UCIs

A Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DMAC/SCGE) concluiu, no final do mês de maio, o calendário de visitas às Unidades de Controle Interno (UCIs) dos órgãos da administração pública estadual. Desde o início desta programação, em março, foram realizadas 36 visitas técnicas pela equipe da Coordenadoria das Ações de Controles Internos (CCI), ligada à DMAC, totalizando 33 UCIs acompanhadas presencialmente. Além disso, de janeiro a maio de 2019 foram realizados 160 atendimentos pelos servidores da CCI nos diversos canais de comunicação disponibilizados pela coordenadoria.

O resultado desse trabalho, que teve como objetivo realizar o diagnóstico das unidades e fomentar a implantação das Assessorias Especiais de Controle Interno (AECIs) em cada uma delas, será apresentado no próximo dia 19 de junho, durante a 2a Reunião Técnica das UCIs, na sede da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife. “Com as visitas, procuramos sensibilizar, capacitar e orientar os agentes públicos que atuam na atividade de controle interno da gestão pública estadual para a importância da atividade que realizam”, destaca Elisângela Lôbo, diretora da DMAC.

“O fortalecimento dos controles interno deve ser encarado pela gestão dos diversos órgãos do Estado como uma oportunidade de melhoria, uma forma de apoiar a transparência e a lisura dos processos. A SCGE, em conjunto com as AECIs, vêm buscando que os diversos setores do Estado atinjam a maturidade necessária, contribuindo e auxiliando no cuidar do bem publico. A AECI do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) está inserida neste contexto, aprendendo e trabalhando com os princípios de controle interno, para auxiliar a corporação a atender melhor o povo pernambucano”, frisa o major Emerson de Albuquerque Dias, do CBMPE.

Para Paloma Renata de Oliveira Ribeiro, que responde pela AECI da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o advento do Decreto Estadual nº 47.087/2019 trouxe consigo uma nova perspectiva para os órgãos e as unidades do Estado. “A necessidade de formalizar um setor responsável por assegurar a realização das ações de controle interno traz um compromisso para os órgãos e reforça a importância de promover iniciativas de padronização, normatização, gerenciamento de riscos, dentre outras”, ressalta.

Ainda de acordo com ela, dentro desse contexto, a SCGE teve uma atuação proativa, publicando a Portaria nº 011/2019, realizando reuniões técnicas e oficinas, a fim de auxiliar as unidades de controle interno na implantação das ações para atendimento ao Decreto. “Recebemos a equipe da SCGE em abril, em uma visita muito produtiva, a fim analisar a nossa adequação às novas exigências; recebemos o diagnóstico e acreditamos que estamos no caminho certo”, disse.

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