1º Reunião Técnica de 2022 reúne gestores de Controle Interno do Estado

Na última semana, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado realizou, através da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle, a 1º Reunião Técnica de gestores das Unidades de Controle Interno de Pernambuco do ano de 2022. Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Marconi Muzzio, o diretor de Correição da SCGE, Daniel Tiné, a Diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC) da SCGE, Cristiana Borges, bem como representantes de sua equipe e de diversos órgãos e instituições de Pernambuco. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a apresentação dos resultados dos Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS) e do Índice de Adequação das Estatais (IAE) de 2021.

“Aqui estamos criando esse relacionamento em rede entre órgãos. Essa ideia de atuação em rede é fortemente defendida aqui na SCGE, a exemplo, o trabalho que temos junto à Rede Ouvir, que integra diversas Ouvidorias do Estado. Aqui, na nossa primeira reunião do ano, vamos ver os resultados do IAS e do IAE de 2021, além de contar com a palestra de Daniel Tiné sobre integridade, que também toca os Controles Internos. Por fim, queria registrar como é importante para o aprimoramento da gestão pública, termos indicadores de desempenho. Tudo isso para que tenhamos uma referência não só para aprimorar nosso desempenho, mas também, para que a gente mostre para a sociedade o resultado que a gestão pública está dando”, declarou o secretário Marconi Muzzio, que realizou a abertura da programação do evento.

Sobre o encontro, Cristiana Borges, diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle da SCGE explicou: “Aqui apresentamos o resultado de 2021 e trouxemos novos pontos de controle que vamos monitorar em 2022. Destacamos que mais de 50% das unidades de controle interno monitoradas em 2021 alcançaram o nível máximo de adequação do IAS (Nível 5). No caso do IAE, também destacamos que das 15 Estatais, 9 alcançaram o nível 5 de adequação”, pontuou.

O diretor de Correição, Daniel Tiné, palestrou sobre integridade e destacou a importância da reunião. “Foi muito importante a reunião para a diretoria de Correição, que pôde falar da sua atuação principalmente na promoção da cultura de integridade, mostrando um pouco da atuação preventiva do combate à corrupção, que é algo muito importante no âmbito da administração pública. Neste sentido, foi importante ter o apoio das Unidades de Controle Interno e, da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle, para que pudéssemos mostrar a nossa atuação, a fim de que as Unidades de Controle Interno tenham um maior conhecimento e possam promover essa cultura de integridade no âmbito dos seus órgãos e entidades”, enfatizou.

ADEQUAÇÃO – Nos destaques do IAS e do IAE, no Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE),  o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES) e, o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), alcançaram o Nível 5 de adequação com 100% de atendimento dos pontos de controle.  

Já no Índice de Adequação das Estatais, os destaques foram a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE), o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), que apresentaram enquadramento no Nível 5 de Adequação, com 100% de atendimento dos pontos de controle.

Compartilhe: