Servidoras da SCGE fazem capacitação na área de compliance

No período de 04 a 11 de outubro, servidoras da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram do curso de “Imersão em compliance – da teoria à prática”, promovido pela CR3 Consultoria, no Impact Hub, em Boa Viagem. Durante uma semana, Elisângela Lobo, Cristiane Ferreira, Karina Nunes e Roberta Lobo, adquiririam conhecimentos na área nessa temática, que é uma tendência mundial e se encontra em plena expansão no Brasil.

Dentro do conteúdo repassado, foram vistos a origem e os conceitos introdutórios de compliance; a legislação nacional e internacional; a gestão sistêmica de risco; os documentos da integridade organizacional; as estratégias para treinamento e comunicação; o ambiente de controle; o papel do compliance officer; e o monitoramento/revisão da efetividade do programa.

Devidamente capacitadas, as servidoras devem colocar em prática nas suas áreas de atuação na SCGE. Elisângela Lobo é diretora de Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle (DMAC); Cristiane Ferreira, chefe da Unidade das Ações de Controle das Estatais; Karina Nunes coordena o setor de Integridade e Governança da Administração Pública; e Roberta Lobo é gestora governamental de Controle Interno.

A partir da realização do curso, os organizadores esperam promover a releitura das organizações empresariais sob o ponto de vista da ética e da integridade, utilizando mecanismos de controles internos, com objetivo de dar transparência aos procedimentos. Outro grande foco abordado foi a diminuição dos riscos de práticas indesejadas dentro do ambiente corporativo.

Compartilhe: