Secretária Érika Lacet participa da 36a Reunião do Conaci

No encontro ela foi escolhida para integrar ação do Enccla em 2021

A secretária Érika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), participou esta semana da 36a Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O encontro, que reuniu representantes dos órgãos de controle interno de todo País, foi realizado de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. Em pauta, a discussão dos avanços e desafios na área, bem como a promoção do intercâmbio de práticas e conhecimentos.

Em destaque, a apresentação do Diagnóstico Nacional de Controle Interno, elaborado pelo Banco Mundial em parceria com o Conaci. O trabalho foi feito com as controladorias dos estados e das capitais do Brasil, em consonância com um dos objetivos do Planejamento Estratégico do Conselho. Os resultados foram expostos aos membros durante a reunião e, em breve, serão divulgados em no site do Conaci (www.conaci.org.br).

Outro ponto importante da reunião foi a definição dos representantes do Conaci para as ações 2021 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). As 11 iniciativas a serem implementadas no próximo ano foram aprovadas na XVIII Plenária de encerramento da ENCCLA, que ocorreu de forma virtual no período de 1 a 4 de dezembro.

A secretária Érika Lacet será suplente na ação de número 7, que aborda a padronização do formato das publicações de atos envolvendo licitações/dispensas e contratos e possibilidades de uso das informações. O titular dessa ação será Rogério da Silva Meira, controlador e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE-RS).

ELEIÇÃO – Na 36a Reunião do Conaci também ficou definida a permanência dos atuais diretores na presidência cujo biênio terminaria neste mês de dezembro. Por decisão da maioria dos membros titulares participantes da RTC, foi decretada a manutenção da atual diretoria, presidida por Leonardo de Araújo Ferraz, controlador-geral do município de Belo Horizonte (CTGM-BH), para um período de mais 12 meses.

O encontro foi marcado, ainda, pela eleição dos integrantes da Junta Fiscal do Conaci para o ano de 2021. Para a presidência foi escolhido Francisco Netto, controlador-geral do Estado de Rondônia (CGE-RO). Os demais membros são Patricia Damico, controladora-geral do município de Porto Velho (CGM-Porto Velho); Marisa Zican, controladora-geral adjunta do Estado de Santa Catarina (CGE-SC); Paulo Martins, controlador-geral do Distrito Federal (CGDF); e Raul Clei, controlador-geral do Estado do Paraná (CGE-PR).

AGENDA – Finalizando a programação, foram escolhidas as sedes das próximas Reuniões Técnicas (RTCs), e do Encontro Nacional, em 2021. Devido à pandemia, a possibilidade da 37ª RTC, prevista para março, acontecer presencialmente é remota. No entanto, havendo a possibilidade, a reunião será em Belo Horizonte (MG) para facilitar a organização, tendo em vista que a presidência atual se encontra no município.

A 38ª RTC, programada para junho, será em Natal (RN). Já 39ª RTC e o XVII Encontro Nacional, previstos para o mês de setembro, serão em Curitiba (PR). E, a 40ª RTC, prevista para novembro, será realizada conjuntamente pela CGDF e Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), que ainda deliberarão sobre o melhor local para sua realização.

Com informações da Assessoria do Conaci

Compartilhe: