Ouvidorias recebem menção honrosa

A dedicação dos ouvidores que integram a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual tem feito a diferença no serviço prestado ao cidadão, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento da administração pública. Em reconhecimento ao trabalho prestado, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), concedeu menção honrosa às três unidades que mais se destacaram em 2017. As vencedoras foram as ouvidorias da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), a da Mulher (SECMULHER) e da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE). A homenagem foi prestada na 1ª reunião de monitoramento da Rede de Ouvidorias em 2018, realizada no auditório da SCGE.

“A menção honrosa é um agradecimento, um elogio público e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, por esta Rede, no atendimento ao cidadão. Estendo esta homenagem a todos os ouvidores que, com sua dedicação, têm trazido bons resultados para as ouvidorias e, consequentemente, para os cidadãos e para a gestão. Este momento também é de troca de experiências e de avaliação de resultados”, destacou o Secretário-Executivo da Controladoria-Geral do Estado, Caio Mulatinho, que entregou a menção.

O critério utilizado para conceder a menção honrosa foi o cumprimento da Portaria SCGE nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo. As unidades homenageadas apresentaram maior adesão aos procedimentos e diretrizes previstas. Entre eles, destacam-se atender as manifestações no prazo de até 20 dias, cumprir com os requisitos de qualidade das respostas disponibilizadas ao cidadão e participar das capacitações para as quais forem convocadas pela OGE.

Pelo segundo ano consecutivo, a ouvidoria da SEMPETQ recebe a honraria. A ouvidora Míriam Dantas Cabral de Melo recebeu a homenagem em nome da secretaria, e ressaltou a importância deste momento. “Receber a menção honrosa da SCGE/OGE muito me alegra e estimula, pois ter nosso trabalho reconhecido e valorizado é muito gratificante. Este resultado só foi possível pela parceria entre a ouvidoria e os gestores da secretaria, que têm comprometimento e respeito com as demandas dos usuários. Destaco o apoio técnico da OGE nesse período, sempre orientando e capacitando continuamente para o êxito da rede de ouvidorias do Estado”, declarou.

O Governo de Pernambuco dispõe de uma Rede Estadual com 60 ouvidorias, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) de 83,9%. Em 2017 a Rede registrou 94.260 manifestações e o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebeu 1.787 Pedidos de Acesso à Informação, um aumento de 92% referente a 2016, ano em que foram contabilizados 929 pedidos.

ANÁLISE DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS
O processo de análise da qualidade das respostas das manifestações desenvolvido pela OGE foi um dos destaques da V Reunião Ordinária da Rede de Ouvidorias, evento realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em comemoração ao Dia do Ouvidor.

Os bons resultados foram apresentados pela Diretora de Ouvidoria e Controle Social, Zélia Correia, a convite da CGU. “A análise da qualidade reforça a importância das manifestações de Ouvidoria, aprimora a comunicação entre a sociedade e o Estado e promove o fornecimento de respostas em linguagem cidadã, valorizando a participação social” finalizou Zélia.

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