Órgãos de controle estadual e municipal vão compartilhar informações

O Governo do Estado, através da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), e a Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), vão compartilhar metodologias e práticas relacionadas às atividades de controle interno. O acordo de cooperação técnica entre os órgãos foi assinado nesta quarta-feira (04.10), pelos controladores estadual e municipal, Ruy Bezerra e Rafael Figueiredo, respectivamente. O acordo visa fortalecer as atividades da área, melhorando a eficiência e a eficácia dos controles internos.

“A atividade de controle interno contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública, seja na otimização dos processos, no combate à corrupção ou na melhoria da qualidade do gasto, garantindo ainda mais transparência à administração. Esse acordo promove uma interação entre as esferas e, consequentemente, fortalece o controle interno, uma vez que amplia a base de informações e as possibilidades de atuação”, destacou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.

O acordo prevê “o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias, bem como o planejamento e a execução de atividades conjuntas”. Estão previstas ainda a realização de encontros técnicos com representantes dos órgãos, para promover a troca de informações, assessoria e treinamento, conforme as necessidades.

“A iniciativa é de extrema importância para o aprimoramento da governança do controle interno, à medida que permitirá o intercâmbio de conhecimentos, dados e práticas entre os dois órgãos de controle, dando mais efetividade a suas ações. Além disso, consolida uma parceria já existente em prol da administração pública”, concluiu o Controlador Geral do Município, Rafael Figueiredo.