OGE instrui Prefeitura de Parnamirim na instalação de ouvidoria

Na manhã da sexta-feira, dia 16, a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Zélia Correia, esteve reunida com o recém-nomeado ouvidor da Prefeitura de Parnamirim, no Sertão Pernambucano, Moisés Lima Sampaio. Na sede da OGE, no bairro do Espinheiro, no Recife, ele veio em busca de subsídios para estruturar a ouvidoria do município, com uma população estimada em mais de 21 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao novo ouvidor, Zélia destacou o importante papel da ouvidoria como ferramenta de gestão e governança; a infraestrutura necessária para criar o espaço de atendimento das manifestações; e falou sobre as habilidades humanas e técnicas que o ouvidor deve ter na condução do trabalho.

“Além de aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, por meio da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social, nosso papel também é o de estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento ao inciso VII do art. 13 da Lei Estadual nº 16.420/2018 –, garantindo o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do governo”, frisou Zélia Correia.

Ao retornar para Parnamirim, distante cerca de 570 quilômetros do Recife, o ouvidor vai expor ao prefeito Tácio Pontes sobre a estrutura imprescindível para agilizar a instalação da ouvidoria, bem como elencar a grade de eventos de capacitação repassada pela diretora. “O nosso prefeito tem noção da relevância desse trabalho, por isso tenho certeza que iremos agilizar ao máximo a instalação da nossa ouvidoria”, analisou Moisés. Também presente na reunião, Luciana Silva, que integra a equipe da DOGE.

Compartilhe: