Monitoramento da SCGE gera economia de cerca de R$ 5 mi com despesa de pessoal

Iniciado em maio de 2019, o Monitoramento da Despesa de Pessoal desenvolvido pela equipe da Diretoria de Auditoria da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DAUD/SCGE), contabiliza bons resultados. “Nestes sete meses, a atividade registrou uma economia potencial de, aproximadamente, R$ 5 milhões; além de uma economia efetiva de mais de R$ 2,5 milhões”, comemora a secretária da SCGE, Érika Lacet.

Ao longo do período, que corresponde de maio a dezembro, foram estudadas 11 trilhas – como são chamadas essas ações de auditoria de pessoal –, envolvendo despesas com pagamento de servidores e comissionados de várias secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual. Deste total, cinco já estão em processo de automatização. “Isso significa que há direcionamento de ações prévias, a fim de monitorar, com eficiência, os gastos com a folha de pagamento, despesa materialmente relevante no orçamento do Governo do Estado de Pernambuco”, explica o diretor da DAUD, Flávio Pereira.

A iniciativa consiste no cruzamento de informações contidas nas bases de dados da área de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAD), responsável por operacionalizar a folha de pessoal do Poder Executivo Estadual; e nas demais bases existentes. “A finalidade é demonstrar situações de inconsistências cadastrais e/ou de pagamentos que se revelam incompatíveis com o ordenamento legal”, esclarece a coordenadora de Auditorias de Pessoal (CAP), ligada à DAUD, Iliana Resende.

Na SCGE, a atividade de monitoramento vem sendo realizada, de forma remota e contínua, pela servidora Leandra Aguiar, com a supervisão de Iliana. O trabalho, que no final de 2019 recebeu importante apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI/SCGE), tem sido bem recebido e elogiado por vários gestores da área de recursos humanos das secretarias e órgãos do Estado.

“Me sinto resguardada pelas boas práticas de nossa equipe, cuja intenção é fazer o melhor e ajustar o que preciso for, sempre. Contando, para tanto, com a seriedade do trabalho da SCGE. Agradecemos muito a parceria”, frisou a gestora de Recursos Humanos do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Maria Francisca de Hollanda.

“Regularizar cadastro de servidor é uma tarefa difícil e exige muito do corpo laborativo de nossa equipe. O apoio da SCGE, neste trabalho, é fundamental”, enfatizou a gestora de Gestão de Pessoas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Andressa Almeida de Moura.

“A parceria com a SCGE, na pessoa de Leandra, nos conduziu a uma auditoria de forma magnífica. Agradeço a todos que colaboraram, de uma forma célere, para que o nosso Estado pudesse conseguir uma economicidade”, disse o gestor de Pessoas da Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres), Daniel Pereira da Silva.

Validado o sucesso da atividade desenvolvida pela SCGE, a meta para 2020 é ampliar o quantitativo de trilhas analisadas, além de automatizar o monitoramento destas despesas, de maneira que o gestor receba as inconsistências de forma mais rápida possível e, assim, possa tratá-las com maior brevidade.