A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerra a programação desta semana com a capacitação de mais de 100 servidores estaduais distribuídos em três atividades. No período de 17 a 23, foi realizado o curso “Noções de prática de pesquisa qualitativa”, com aulas ministradas na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife.

Direcionado especialmente para servidores da SCGE, previamente selecionados pela Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), o evento teve como instrutora a professora associada do curso de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Yumara Vasconcelos. Ela, que também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou a fundamentação teórica do tema e realizou atividades práticas.

QUALIGASTO – Já na manhã desta sexta-feira, dia 26, a ECI promoveu duas palestras direcionadas aos representantes das Unidades de Controle Interno (UCIs) das secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual. A primeira, sobre o “Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto)”, ocorreu das 8h30 às 9h30, no auditório da SCGE. O tema foi apresentado pela diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), Elisângela Lôbo.

Em sua explanação, Elisângela mostrou como funciona o Qualigasto, programa desenvolvido pela SCGE, em 2016, cuja proposta é planejar e desenvolver medidas com foco na melhoria da qualidade do gasto público, por meio da identificação e análise de oportunidades de economia que ensejem a utilização racional e eficiente dos recursos.

Atualmente O Qualigasto tem foco nos temas resíduos de serviços de saúde, lavanderia hospitalar, alimentação hospitalar, frota e alimentação escolar terceirizada. “Este ano, incluímos dois novos temas: material médico hospitalar e Vem Trabalhador, que devem ser efetivados neste segundo semestre, com a execução de programa piloto”, destacou Elisângela.

CONTRATOS – A segunda palestra desta sexta-feira, dia 26, foi realizada das 10h às 12h, também no auditório da Controladoria. Na ocasião, a advogada Bianca Rosa, gerente de Assuntos Jurídicos (GAJ/SCGE), apresentou o tema “Contratos administrativos – Serviços continuados e prorrogação: principais aspectos”.

Em sua exposição, Bianca falou sobre serviços continuados e prorrogação de serviços contínuos no âmbito do Poder Executivo, fazendo, ao final, uma reflexão de como as Unidades de Controle Interno podem ajudar na melhoria dos resultados da atividade de gestão e fiscalização desses contratos.

Compartilhe: