Escola de Controle Interno capacitou mais de 350 pessoas só no início de junho

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) fecha a primeira semana de junho com a participação de mais de 350 pessoas em sua programação, dentre servidores da administração pública de Pernambuco e estudantes da rede estadual de ensino. Nesse período, foram realizados um curso, três oficinas e duas palestras, abordando temáticas nas áreas de tecnologia, cidadania, combate à corrupção, acesso à informação e saúde.

A agenda do mês foi aberta na última segunda-feira, dia 03, com o curso “Banco de dados – uma visão prática da linguagem SQL”. Voltado para 12 servidores da SCGE e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), a atividade foi concluída nesta sexta-feira, dia 07, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe). As aulas foram ministradas por Augusto Mendonça e Felipe Chagas, que integram a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI/SCGE).

Também na segunda-feira, na Biblioteca da SCGE, foi realizada a oficina de “Capacitação para Ouvidores”. Na ocasião, 20 novos ouvidores de órgãos e instituições da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual foram qualificados. Abordagens quanto aos procedimentos e legislação concernentes à Ouvidoria fizeram parte do plano de aula da instrutora Maria Luiza Trindade, que coordena a Rede de Ouvidorias do Estado.

Já na terça-feira, dia 04, dentro do projeto “Controladoria em Ação”, foram proferidas palestras na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Trajano de Mendonça, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife. “Cidadania e combate à corrupção” foi o tema apresentado por Jeilson Silva e Luciana Silva, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE). Já Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE, abordou o tema “Controle da merenda escolar terceirizada”.

Na unidade escolar, as atividades contaram com a participação de aproximadamente 200 estudantes. Também no local foi realizado pela primeira vez o “teste de honestidade”, onde se colocou bombons numa área de circulação da escola com um cartaz explicando que os próprios alunos poderiam pegar e pagar pelo produto, sem intermediários. O resultado foi uma taxa de 91% de pagantes.

A “Lei de Acesso à Informação” foi o tema das oficinas realizadas no auditório e na sala de convivência da SCGE, nos dias 04 e 05. Voltada para 60 autoridades designadas nas secretarias e órgãos da administração pública estadual, a capacitação contou com a monitoria de Airton Chaves, da equipe da Coordenadoria de Informação ao Cidadão (CIC/SCGE). Eventos oportunos para habilitar os novos integrantes da LAI e também para reciclar os membros mais antigos.

Fechando a grande de eventos da ECI, nesta primeira semana de junho, na quinta-feira, dia 06, foram realizadas as oficinas sobre “Transparência nas Organizações Sociais de Saúde”, capacitando 50 pessoas da área de saúde. As oficinas foram ministradas por Sandro Mendonça, coordenador de Transparência da Gestão da SCGE, no auditório da Controladoria.

No turno da manhã, o programa foi direcionada para servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que atuam diretamente na alimentação da página de Acesso à Informação, bem como no monitoramento dos portais de transparência das organizações sociais de saúde (OSS). E no turno da tarde, a capacitação foi voltada para empregados das OSS e suas unidades de saúde que atuam diretamente na alimentação dos portais de transparência.

Compartilhe: