ECI/SCGE encerra agenda de cursos do mês de outubro

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) concluiu na manhã desta sexta-feira, dia 25, sua programação de outubro. Só nesta segunda quinzena do mês, foram ofertadas 74 vagas para capacitações, em três eventos voltados para o público interno e externo. No total, o cronograma mensal ofereceu qualificação presencial para 140 colaboradores do Poder Executivo Estadual, em temáticas como gestão de riscos, tecnologia e convênios.

No período de 14 a 18, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), Recife, ocorreu o curso “Regime de adiantamento”, direcionado especialmente aos servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O conteúdo teórico e prático foi repassado por Jamerson Souza, da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), que falou sobre os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das modalidades suprimento individual, institucional e repasse financeiro, pelos órgãos e entidades executoras da administração do Estado.

Já de 22 a 24, no formato in company, a ECI promoveu o curso “Inteligência artificial: fundamentos e aplicabilidades com ênfase em compliance”, voltado especialmente para servidores da própria SCGE. Ministradas por Álvaro Pinheiro, coordenador de Sistemas da Unidade de Informática da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), as aulas ocorreram na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife.

E, encerrando a agenda do mês, no período de 21 a 25, foi realizado na sede do Cefospe o curso “Módulo B do SICONV – Execução e Prestação de Contas”. A programação contemplou servidores das secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA); Turismo (Setur); e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); além da Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (Cehab), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) e Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).

Como instrutoras, Marília de Souza Leão, servidora da Cehab, e Thaysa Paiva, chefe da Unidade de Convênios de Receita, ligada à Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), apresentaram uma abordagem mais prática e com um material atualizado sobre o uso da ferramenta.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A PGE-PE, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

Compartilhe: