ECI/SCGE divulga programação do mês de dezembro

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), promoverá ao longo do mês de dezembro, 140 capacitações. Ao todo serão 62 horas de conteúdo repassado. Trabalhada no formato online, por meio da plataforma Microsoft Teams e com transmissão ao vivo, a programação inclui quatro cursos, sendo um aberto para o público externo e três exclusivos para servidores da SCGE que estão se preparando para a prova de progressão funcional vertical da carreira de Gestor Governamental de Controle Interno.

Direcionado para gestores de secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual, o curso “Tomada de Contas Especial: aspectos da Resolução TC Nº 36/2018” será realizado nos dias 7, 9, 11 e 14 de dezembro, em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe). Um total de 20 vagas estão sendo oferecidas, com inscrição diretamente no site do Cefospe – sgic.cefospe.pe.gov.br. Daniel Tiné, gestor governamental de Controle Interno da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE), irá ministrar as aulas, que acontecerão sempre das 14h às 17h30.

Já para os servidores da SCGE serão realizados, especialmente, os cursos “Compliance: aspectos da iniciativa privada e administração pública”, no período de 1 a 3, com Filipe Castro, diretor da DCOR; “Gestão de ouvidoria e transparência pública”, dias 4 e 7, com Zélia Correia, coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE); e “IA-CM: Modelo de Capacidade de Auditoria Interna”, de 9 a 11, com Danielle Maranhão, gestora governamental de Controle Interno da Diretoria de Auditoria (DAUD).

OUTROS EVENTOS – Além de disponibilizar, mensalmente, uma variada cartela de eventos, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro também organiza uma lista de cursos oferecidos por outras instituições. Para o mês de dezembro, a dica inclui os cursos online da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). São eles: “Avaliação de impacto de programa de políticas sociais”, “Gestão de riscos no setor público” e “Elaboração de Plano de Dados Abertos”.

Outra sugestão da ECI para capacitação em dezembro é o curso “Gestão orçamentária e financeira”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Tem, ainda, a palestra “Compliance na administração pública”, da Escola de Gestão Pública (EGP), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI/SCGE conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Confira os links de acesso para mais informações desses cursos:

Curso “Avaliação de impacto de programa de políticas sociais”

Curso “Gestão de riscos no setor público”

Curso “Elaboração de Plano de Dados Abertos”

Curso “Gestão orçamentária e financeira”

Palestra “Compliance na administração pública”

Compartilhe: