A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) deu início, esta semana, a uma nova atribuição. Por meio de sua Diretoria de Auditoria (DAUD), a SCGE passou a realizar um trabalho de consultoria na área de pessoal dos órgãos e entidades da administração pública estadual. A primeira instituição a ser contemplada com a iniciativa foi a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A reunião inicial ocorreu na última terça-feira, dia 04, quando foi feito o levantamento de dados para melhor compreender as necessidades do órgão, no sentido de traçar os objetivos e delimitar o escopo de atuação.

“Com os subsídios em mãos, vamos desenvolver uma metodologia de dimensionamento de pessoal capaz de auxiliar a instituição na composição do quadro necessário ao funcionamento eficiente da unidade. Dessa forma, será possível identificar se não estão ocorrendo gastos desnecessários nessa área”, explicou o diretor da DAUD, Flávio Pereira. “A conclusão do trabalho será apresentada aos gestores da Fundarpe, que deverão implementar as orientações sugeridas”, complementou Iliana Resende, coordenadora de Auditoria de Pessoal.

“A consultoria é uma atividade cada vez mais em evidência no cenário do controle interno. Ela nos possibilita ampliar ainda mais a cartela de produtos e serviços que a Controladoria oferece para a promoção de uma melhor gestão das secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual”, destacou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

Ela ressaltou, ainda, que o trabalho de consultoria desenvolvido pela SCGE está alinhado com as diretrizes do Instituto dos Auditores Interno do Brasil, que estabelece a auditoria interna como uma “atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização, auxiliando-a a realizar seus objetivos a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança”.

Além de Iliana, os servidores José Roberto Wayand e Igor Novaes, que também integram a DAUD, participaram da reunião na sede da Fundarpe, no bairro da Boa Vista, no Recife, onde conversaram com o presidente e vice-presidente, respectivamente, Marcelo Canuto e Severino Pessoa.

Compartilhe: