Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 17, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife. Eles participaram da 3ª Reunião Técnica das UCIs, em 2019, promovida pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE). Em pauta, o resultado da adequação das unidades ao Sistema de Controle Interno (SCI), dentre outros temas.

O encontro foi aberto pela secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, que enfatizou a importância do trabalho desenvolvido para manter o bom desempenho da administração pública de Pernambuco. “É grande a satisfação em ver o nosso auditório cheio. Prova que cada dia mais estamos conseguindo ampliar o controle interno nas secretarias. Um projeto que começou em 2017 e que remodelamos no início deste ano, com o propósito de nos aproximarmos ainda mais das unidades, fortalecendo e disciplinando esta cultura tão importante na gestão pública”, ressaltou.

Em sua fala, a secretária Érika antecipou que na próxima semana uma equipe de auditores deve começar a realizar pesquisa para avaliar o trabalho desenvolvido pela Controladoria. “Eu irei pessoalmente, junto com Hugo Santiago, diretor de Auditoria da SCGE, em cada secretaria para fazer a apresentação desse trabalho e também sensibilizar os secretários de Estado, quanto a relevância do papel das UCIs na administração pública”, disse.

Já Elisângela Lôbo, que responde pela DMAC, falou sobre o SCI e relatou o alinhamento feito junto ao Tribunal de Contas (TCE) e o report das ações da UCIs. Anunciou também que no início de 2020 será feita a premiação das unidades gestoras.

O evento foi marcado, ainda, pelas palestras de Paulo Barbosa, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que abordou o tema “Funções da Segunda e Terceira Linhas de Defesa”; de Ricardo Miranda, coordenador de Atos de Correição e Tomada de Contas Especial da SCGE, que explanou sobre “A correição sob a perspectiva do SCI na SCGE”; e de Luzy Maciel, gerente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), falando da “Importância do Planejamento Estratégico nas instituições”.

Encerrando a programação, Elisângela Lôbo anunciou os eventos programados para o mês de novembro. Dias 07 e 08, acontecerá a oficina “Conhecendo os macroprocessos: atualização da página da LAI e elaboração do PACI”; e no dia 20, haverá o “Encontro de Boas Práticas”. Já a 4a Reunião Técnica das UCIS será no dia 16 de dezembro.

Compartilhe: