Conferência debate sobre os desafios do envelhecer no século XXI

Realizada nos dias 05 e 06 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa contou com a participação de representante da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). O servidor Marcelo Barradas, que integra a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE) fez parte da programação na condição de ouvinte, contribuindo com sugestões para realização de ações que promovam o envelhecimento da população de forma mais digna.

Em um dos eixos de debates sobre cultura, esporte e lazer, uma das ideias apresentadas por ele foi quanto a implantação de bibliotecas públicas em, pelo menos, uma área de lazer de referência, para oficinas literárias e leitura, como forma de possibilitar o acesso do idoso à informação e interação social. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a conferência deste ano teve como tema central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A proposta do evento foi reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada para debater os principais desafios e decidir prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população. A Conferência também teve como objetivo avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso e eleger 28 delegados para a V Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada ainda neste mês de novembro, em Brasília (DF).