Comemorando 15 anos de existência, OGE é destaque do mês na Associação Brasileira de Ouvidorias
Celebrando seu 15º aniversário, a Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE) ganha destaque em outubro, como a Ouvidoria do Mês na Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional). Essa distinção ressalta a atuação da OGE e sua recente assinatura da Carta de Compromisso para Prevenção e Combate aos Assédios, parte da campanha promovida pela ABO.
O mérito concedido à OGE é reflexo de uma atuação ao longo de seus 15 anos de existência. A Ouvidoria se destaca pela implementação de uma série de ações e boas práticas que a qualificam para essa homenagem. Durante esse período, a OGE se notabilizou pelo compromisso em fortalecer o senso de pertencimento entre os membros da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado de Pernambuco. Além disso, ela é reconhecida como uma participante ativa na Rede Nacional de Ouvidorias.
Vale destacar que a OGE recebe, em média, mil manifestações por mês e manteve um tempo médio de resposta de 3,1 dias, em 2022 e tem apresentado um resultado parcial de 2,4 dias em 2023. Esse desempenho deve-se, em grande parte, às melhorias implementadas no serviço de teleatendimento do Estado, conhecido como 162, operado pela OGE.
Um dos momentos-chave deste ano foi a adesão da Ouvidoria-Geral à campanha promovida pela ABO Nacional, em junho, que tem como foco o combate e a prevenção de assédios nas organizações. “Esse compromisso reflete a dedicação da Ouvidoria em manter um ambiente seguro e respeitoso para todos”, explicou a Diretora da Ouvidoria-Geral, Elisa Andrade.
Elisa aproveitou para reafirmar o compromisso da OGE com a satisfação dos usuários dos serviços públicos. “A OGE contribui para a melhoria da gestão pública, estimula a transparência e fortalece o controle social. É uma instituição que se propõe a manter uma referência na promoção da cidadania e na excelência no atendimento à comunidade de Pernambuco”, concluiu.