SCGE participa da Missão PROFISCO III em Pernambuco
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) participou da Missão PROFISCO III, realizada em Pernambuco, com o objetivo de apresentar projetos estratégicos voltados ao fortalecimento do controle interno, ao controle de despesas públicas e à promoção da transparência e da participação cidadã.
Durante a programação, Hugo Santiago, gestor de Planejamento e Qualidade e encarregado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) da SCGE, realizou uma apresentação institucional destacando as iniciativas estruturantes da Controladoria, alinhadas às diretrizes do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO).
Os projetos apresentados estão organizados em dois eixos estratégicos. O primeiro trata do fortalecimento do controle interno e do fomento ao controle de despesas, com ações voltadas ao aperfeiçoamento da política de integridade pública, à gestão de riscos no Estado, à auditoria interna, ao uso de inteligência de dados e à modernização de sistemas de planejamento e controle de transferências de recursos.
O segundo eixo é dedicado à promoção da transparência e da participação cidadã, reunindo iniciativas como a modernização da Ouvidoria Geral do Estado e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), o fortalecimento da Escola de Controle Interno, o desenvolvimento de soluções integradas de transparência e dados abertos, além de programas voltados à inovação cívica, mediação de conflitos e ampliação dos canais de participação social.

Segundo Hugo Santiago, a proposta da SCGE é dar continuidade ao diálogo em uma nova missão prevista para o mês de março, quando serão realizados ajustes técnicos nos projetos e o aperfeiçoamento das notas técnicas submetidas. A expectativa é viabilizar a captação de recursos relevantes para investimento na Controladoria, fortalecendo suas atividades e ampliando a eficiência das ações de controle interno no Estado.
Também estiveram presentes representantes das áreas estratégicas da SCGE, entre eles Filipe Castro, secretário-executivo de Auditoria e Governança; Tiago Fonseca, gerente-geral de Governança e Riscos;; Luana Bernaola, gerente-geral de Convênios e Regularidade; João Amaral, gerente-geral de Transparência e Participação Cidadã e Sandra Lubambo, gerente-geral de Tecnologia da Informação do Controle Interno.

As iniciativas apresentadas demonstram a transversalidade do controle interno, com integração entre as áreas de gestão, tecnologia da informação e governança, e têm como foco central o reforço da integridade, da segurança e da eficiência da administração pública estadual.
O PROFISCO III é um programa proposto pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Fazenda, que financia projetos voltados à melhoria da administração das receitas e ao aprimoramento da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos entes federativos, conforme a Resolução do Senado Federal nº 43/2001.
