SCGE realiza palestra sobre transparência pública para a Polícia Militar de Pernambuco
Ação faz parte das iniciativas da SCGE para disseminar a cultura de transparência e participação no Estado.
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participou, nesta segunda-feira (04), de um encontro promovido pela Assessoria Especial de Controle Interno da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), voltado ao fortalecimento da transparência pública, da participação cidadã, da proteção de dados e do controle interno.
O Secretário da SCGE, Renato Cirne, destacou o papel estratégico do controle interno como suporte à gestão pública, ressaltando a importância das setoriais de controle interno nesse processo. Segundo ele, o controle interno contribui para solucionar desafios do cotidiano, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a governança. Cirne também reafirmou que a Controladoria está à disposição para apoiar os órgãos estaduais e fomentar o aprimoramento contínuo dos canais de controle e transparência.
A atividade foi solicitada pelo tenente-coronel Júlio Aragão, Assessor Especial de Controle Interno, que destacou a parceria e o apoio constantes da SCGE nas ações voltadas à melhoria dos processos de gestão da PM.
A palestra foi conduzida pelo diretor de Transparência e Participação Cidadã da SCGE, João Amaral, e contou com a presença do secretário executivo de Transparência e Controle Social, Daniel Tiné, do comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, além da equipe da Polícia Militar.
Durante o encontro, o tema central foi a transparência pública, com a apresentação de instrumentos, boas práticas e desafios voltados à ampliação do acesso à informação e ao fortalecimento de uma gestão mais aberta e participativa. O momento também abriu espaço para o debate de outras pautas relevantes para a PMPE, como o alinhamento de ações institucionais, interpretação das normas de transparência, funcionamento do disque-denúncia e o uso de tecnologias de reconhecimento facial, dentre outras.
A SCGE mantém, de forma permanente, ações de formação e sensibilização sobre transparência e controle interno, que podem ser solicitadas por qualquer secretaria ou órgão do Governo de Pernambuco. Recentemente, a iniciativa também esteve presente na Secti e na Arpe, reforçando o compromisso da Controladoria e do Governo de Pernambuco com uma gestão pública cada vez mais aberta e participativa.






