Pernambuco alcança 7º lugar no Ranking de Transparência da USP 2023/2024

Estado obteve nota superior a 90 pontos e avançou 17 posições em relação ao ranking anterior.

Pernambuco conquistou o 7º lugar no Ranking de Transparência Administrativa da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvido pelo Laboratório de Governo (LabGov/NETACIP – FDUSP). O resultado, referente ao ciclo 2023/2024, representa a melhor posição já alcançada pelo Estado e consolida avanços importantes nas políticas de acesso à informação.

Na comparação com a edição anterior (2021/2022), Pernambuco apresentou uma evolução de 17 pontos na nota final, resultado que garantiu sua entrada no grupo dos estados que superaram 90% dos critérios avaliados.

O levantamento analisou o Executivo Federal, os 26 estados, o Distrito Federal e todas as capitais, com base em 44 critérios que incluem acessibilidade, dados abertos, execução orçamentária, informações sobre dívida pública, séries históricas e usabilidade dos portais.

Para João Amaral, Diretor de Transparência e Participação Cidadã, o desempenho evidencia o impacto direto das melhorias feitas no portal da transparência: “O avanço de 17 pontos entre as duas últimas edições é resultado de um trabalho consistente, que incluiu o relançamento do Portal em 2024, com foco em acessibilidade e usabilidade. Foram realizados ajustes no conteúdo do portal para garantir compatibilidade com ferramentas como leitores de tela, redistribuição de informações, facilitando o acesso aos conteúdos mais acessados e ampliação de textos com informações explicativas dentro dos paineis, que facilitaram a navegação e tornaram as informações mais acessíveis para a população.”

As mudanças já se refletem em resultados concretos, oferecendo ao cidadão mais clareza e facilidade para acompanhar a aplicação dos recursos públicos e fortalecendo a cultura de transparência em Pernambuco.

Compartilhe: