Estado amplia capacitação do GTV com foco em Organizações da Sociedade Civil
Treinamento marca nova etapa da implantação do sistema que reforça transparência e eficiência nas parcerias públicas em Pernambuco
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) deu mais um passo na consolidação do GTV – Gestão de Transferências Voluntárias e Parcerias, ao promover, entre os dias 1 a 5 de setembro, um treinamento voltado às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do Estado. A capacitação representa a segunda fase de implantação do sistema, que já havia sido iniciado com a formação de gestores públicos.
O GTV foi criado pela SCGE para centralizar e informatizar os processos de transferência voluntária de recursos e formalização de parcerias. A plataforma abrange desde o chamamento público até a prestação de contas, assegurando padronização, eficiência e transparência na gestão de recursos públicos destinados a municípios e entidades do terceiro setor.
Participaram da formação representantes de diversas instituições que mantêm parcerias com o Estado, entre elas: Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES), Cooperativa de Trabalho em Consultoria e Serviços Técnicos (COONSULT), Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), Associação Ágape, Centro de Capacitação e Formação Pública (CEFOP), Instituto Acolher, Instituto São Jorge, Pia Sociedade de São Paulo (Paulus), Instituto Criação, Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde e Fadurpe.
Para a diretora da Diretoria de Convênios e Regularidades (DCON), Luana Bernaola, a ação é estratégica para a consolidação do novo sistema: “O treinamento oferecido às Organizações da Sociedade Civil representa um passo essencial para a consolidação do GTV em Pernambuco. Com essa iniciativa, as entidades parceiras passam a conhecer de forma prática todas as etapas da ferramenta — do chamamento à prestação de contas —, o que garante maior segurança no uso do sistema, padronização dos processos e transparência na aplicação dos recursos públicos.”
Segundo a gestora, ao fortalecer a capacitação das OSCs, o Estado reforça também o compromisso com a boa governança e a eficiência das parcerias, ampliando a geração de resultados positivos para a sociedade.
O treinamento integra o cronograma de implementação gradual do sistema, que deve ser expandido para outros órgãos e entidades estaduais nos próximos meses.



