Aula inaugural marca início da Residência Tecnológica em Ciência de Dados e Analytics da SCGE em parceria com a UPE

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), realizou, nesta terça-feira (05/08), a aula inaugural da primeira turma da Residência Tecnológica em Ciência de Dados e Analytics. A iniciativa faz parte da estratégia da SCGE de fortalecer o uso de inteligência de dados no controle interno, ampliando a capacidade analítica da administração pública e promovendo inovações no setor público.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária da Controladoria, Érika Lacet, que destacou a importância da formação de profissionais qualificados para lidar com os desafios do governo digital. “Estamos investindo na construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e orientada por dados”, afirmou.

Também participaram do evento o Secretário Executivo de Transparência e Controle da SCGE, Renato Cirne; a Reitora da UPE, professora Maria do Socorro Cavalcanti; Maria Alcoforado, coordenadora setorial de pós-graduação e pesquisa da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), que representou o diretor da unidade, professor Alexandre Gusmão; e Alexandre Maciel, coordenador da Residência Tecnológica.

A Residência Tecnológica é um programa de pós-graduação lato sensu voltado para a formação prática e aplicada de profissionais em temas estratégicos como ciência de dados, análise preditiva, machine learning e governança da informação. Os residentes atuarão diretamente em desafios da SCGE, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas de atuação da SCGE.

Com essa iniciativa, a SCGE reafirma seu compromisso com a modernização do controle interno, investindo na qualificação técnica e na integração entre governo e academia.

Compartilhe: