Pernambuco inicia implantação do Sistema Obras.PE
O Governo de Pernambuco deu início à implantação do Sistema Obras.PE, uma plataforma digital desenvolvida para modernizar a gestão de obras públicas no Estado. A ferramenta vai centralizar todas as etapas de obras e serviços de engenharia — do planejamento até a prestação de contas — com foco em eficiência, transparência e padronização.
Na prática, o sistema permitirá o controle integrado de contratos, cronogramas, medições e pagamentos, além de facilitar o acompanhamento físico e financeiro das obras. Também amplia a transparência com dados disponíveis para consulta pública e órgãos de controle.
A primeira fase da implantação inclui dez órgãos e entidades estaduais: SCGE, SDS, SEDUH, SEE, SEMOBI, SEPLAG, SEPE, SRHS, SES e CEHAB. Cerca de 570 servidores participarão das capacitações, e o uso do sistema será acompanhado por suporte técnico permanente e operação assistida.
“Trata-se de uma ferramenta estratégica, desenvolvida para oferecer mais eficiência, transparência e padronização aos processos que envolvem o planejamento, a execução e o monitoramento das obras públicas. Estamos trabalhando de forma integrada com os órgãos contemplados para garantir uma transição fluida e bem-sucedida”, destacou Daniela Bezerra Cavalcanti, gerente geral de Soluções Corporativas de Obras Públicas da SCGE.
O Estado adquiriu licença perpétua do sistema com acesso ilimitado de usuários, o que resultou em economia imediata, considerando que a contratação foi realizada de forma corporativa, abrangendo simultaneamente 10 órgãos estaduais. Esse modelo evitou a necessidade de aquisições individuais por órgão, promovendo ganho de escala e otimização dos recursos públicos desde o início da implantação.
Com o Obras.PE, Pernambuco reforça o compromisso com a boa gestão dos recursos públicos e com a entrega de obras mais eficientes, fiscalizadas e acessíveis à população.






