SCGE fortalece a transparência ao participar da 1ª Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) esteve presente na 1ª Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), realizada na última terça-feira (17), em Brasília. Representada pelo Secretário Executivo Renato Cirne, a SCGE discutiu diretrizes estratégicas, como a promoção da transparência e a elaboração de boas práticas em municípios. “Devemos participar dos grupos de trabalho para promover a transparência nos municípios e identificar boas práticas. Até fevereiro de 2025, contribuiremos na construção dos projetos das ações previstas para o próximo ano”, destacou Cirne.
Na abertura do evento, o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, enfatizou que a rede é um passo importante para o projeto de expansão democrática, ainda em construção. “Mais de 4 mil municípios brasileiros ainda não regulamentaram a Lei de Acesso à Informação. A gente precisa avançar nessa direção”, afirmou o ministro, que também ressaltou a importância dos entes federativos no processo.

Sobre a RedeLAI
Lançada em maio de 2024, a RedeLAI tem como objetivo fomentar o acesso à informação através da colaboração entre órgãos de todas as esferas do governo. Como membro, a SCGE contribuirá para promover a transparência pública e o direito ao acesso à informação.
Neste primeiro ciclo, foram recebidas adesões de órgãos dos estados, do Distrito Federal e das capitais que são responsáveis pela supervisão, monitoramento ou promoção da transparência, tanto ativa quanto passiva. A RedeLAI conta atualmente com 36 membros.
