Representantes da SCGE-PE participam da 50ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci)
Nos dias 06 e 07 de junho, gestores da SCGE-PE marcaram presença na 50ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu líderes do controle interno de diferentes instituições do Brasil em torno do tema central “Conectando o Brasil. Construindo Soluções”, que evidenciou o objetivo do conselho de promover a troca de conhecimentos e fortalecer os mecanismos de controle interno nos municípios brasileiros.
Erika Lacet (Secretária Executiva da SCGE e atualmente 1ª vice-presidente do Conaci), Raquel Nunes (Assessora Técnica da SCGE) e Mateus Brito (Coordenador de Integridade da SCGE) participaram ativamente do evento, que contou com palestras e painéis de discussão, além de proporcionar um espaço oportuno para o estabelecimento de redes de colaboração e parcerias entre os participantes.
Para Erika Lacet, a 50ª edição da reunião teve grande representatividade. “Foi uma demonstração do que o Conaci vem construindo ao longo dos anos, apoiando os órgãos centrais de controle interno a fazerem, cada vez mais, a diferença na gestão pública. Durante o encontro tivemos debates enriquecedores sobre liderança, inteligência artificial, lei anticorrupção, assédio e outros temas relevantes, agregando valor ao controle interno brasileiro”, destacou a Secretária.
Raquel Nunes, que participou das discussões sobre o IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o setor público), ressaltou a importância das reuniões técnicas do Conaci para fomentar o debate sobre questões cruciais para a auditoria interna. “Nesta edição, a Câmara Técnica do IA-CM contou com a presença de representantes de diversos estados e municípios, proporcionando um espaço para troca de experiências e aprofundamento nas definições e entendimentos das KPA’s (Key Process Areas), fundamentais para o modelo de maturidade IA-CM”, explicou a Assessora. “Essas trocas são muito ricas e proveitosas para o fortalecimento dos vínculos entre as várias Controladorias estaduais e municipais”.
O Coordenador de Integridade da SCGE, Mateus Brito, também esteve presente no evento, contribuindo para a discussão na Câmara Técnica sobre Lei Anticorrupção (LAC), que discutiu estratégias para fomentar a implementação da lei nos municípios. “Além da definição de uma apresentação da Câmara para trabalhar pela sensibilização das gestões municipais sobre a importância da implementação da LAC nas suas esferas administrativas, também discutimos a alimentação do banco do conhecimento do Conaci, como forma de promover a divulgação de conhecimento a respeito da temática”, explicou o coordenador.
Há mais de uma década, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) desempenha um papel crucial ao criar e promover sistemas de controle para construir gestões públicas mais eficientes. Eventos como este, juntamente com parcerias, entrevistas e notícias das controladorias do Brasil, são fundamentais para contribuir com o fortalecimento do controle interno no país.








