Pernambuco desenvolve Portal de Dados Abertos

Pernambuco desenvolve Portal de Dados Abertos

posted in: Notícias | 0

Realizado pela primeira vez no Recife, o Open Data Day contou com a participação da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), além de um público bem diversificado de servidores públicos, desenvolvedores, designers, advogados, estatísticos, dentre outros. Na ocasião do evento, que ocorreu no sábado, dia 09, no Softex Recife, o coordenador de Transparência da Gestão da SCGE, Sandro Mendonça, falou sobre o Portal de Dados Abertos do Estado de Pernambuco.

A ferramenta que está sendo desenvolvida pela equipe técnica da SCGE e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), tem a proposta de reunir, em um só lugar, os conjuntos de dados dos órgãos pertencentes ao Poder Executivo Estadual, sendo viabilizado pela Infraestrutura de Dados Abertos de Pernambuco (IDAPE).

Em fase experimental na SCGE, ATI, Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o portal utiliza a maior plataforma em software livre para catalogação de dados, o CKAN. A mesma utilizada por grupos de usuários e governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Brasil, dentre outros.

EVENTO – O Open Data Day é um momento anual onde todo o mundo debate e promove, por um dia, o uso de dados abertos. Em geral, acontecem eventos, workshops, fóruns online, hackatons e todo o tipo de atividade usando informação livre. O evento está em sua nona edição e o intuito da data é incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas.

09.03.2019 - Open Data Day (1)09.03.2019 - Open Data Day (2)09.03.2019 - Open Data Day (3)