UPE e Ouvidoria Geral do Estado iniciam parceria para uso de inteligência artificial no sistema Ouve.PE
Aconteceu ontem (29/05) a primeira reunião de trabalho entre a equipe de professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A UPE foi selecionada no edital do programa Cientista Arretado, uma iniciativa da SECTI-PE, para apoiar a OGE na superação de desafios relacionados à mineração de dados com uso de inteligência artificial.
Estiveram presentes na reunião os professores Cleiton Rodrigues, Carlo Marcelo, Fausto Lorenzato, Emannuel Andrade, além do líder da equipe, professor doutor Fernando Buarque. Participou também toda a diretoria da Ouvidoria Geral do Estado. Pela manhã os professores também conversaram com a Secretária Erika Lacet.
A parceria vai permitir a incorporação de novas funcionalidades ao sistema Ouve.PE, com foco em gerar maior inteligência, promover maior celeridade nas respostas e qualificar as informações fornecidas à população, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos estaduais.
Segundo Elisa Andrade, diretora da OGE, a reunião foi muito proveitosa: “os professores apresentaram um planejamento geral do projeto. E as reuniões agora passarão a ser semanais, para que a gente comece a desenhar os requisitos, ou seja, as regras do que vai ser desenvolvido. E nós vamos começar pelo módulo do cidadão, melhorando os formulários e a acessibilidade dos cidadãos ao sistema de ouvidoria.”
Com essa iniciativa inovadora, a OGE dá mais um passo importante rumo à modernização do atendimento ao cidadão, colocando a tecnologia a serviço da transparência, da eficiência e da escuta qualificada no setor público.









