SCGE realiza oficinas sobre o Indicador IAS 2025 para aprimorar o controle interno no Governo Estadual
Entre os dias 01 e 03 de abril, ocorreram oficinas voltadas aos titulares das Unidades de Controle Interno (UCIs) dos órgãos e entidades do Governo Estadual. O principal objetivo das atividades foi detalhar os pontos de controle que compõem o Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS) – 2025, além de abordar outras pautas relevantes para o fortalecimento do controle interno no âmbito estadual.
O IAS – 2025 estabelece 22 pontos de controle organizados em sete dimensões temáticas: Demandas Externas, Estrutura, Planejamento e Execução, Riscos, Atuação, Integração e Especiais. O indicador é mensurado em uma escala de 0% a 100%. Para o ciclo de 2025, foi introduzido o Nível 6, que será destinado às UCIs que atingirem um índice superior a 90% de conformidade.






Tiago Fonseca, Diretor de Governança e Riscos (DIGR) da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, destacou a importância do IAS: “O IAS é um indicador altamente eficaz, pois sintetiza o grau de atendimento das UCIs em relação às diretrizes estabelecidas para sua atuação. Essas diretrizes refletem, em grande parte, normativos que tratam de atribuições específicas das UCIs, especialmente nos temas de Gestão de Riscos nas Contratações, Prestação de Contas, Remessa ao TCE e Monitoramento de Tetos.”
Essa iniciativa visa aprimorar o controle interno do Governo Estadual e garantir maior transparência e eficácia nos processos administrativos.
