SCGE participa da 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias e do Encontro Nacional de Corregedorias

Entre os dias 4 e 7 de novembro de 2024, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) esteve representada em Brasília, participando de dois importantes eventos nacionais: a 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias e o Encontro Nacional de Corregedorias. Ambos os encontros foram organizados pela Corregedoria-Geral da União (CGU) e reuniram gestores de corregedorias e órgãos de controle de todo o Brasil, com o objetivo de promover a troca de experiências e fortalecer as práticas correcionais.

Participação ativa na Reunião da Rede de Corregedorias

A 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias, realizada no dia 4 de novembro, foi um espaço para o intercâmbio de boas práticas entre as corregedorias de diversos órgãos dos diferentes entes federativos. Durante o evento, Ricardo Miranda, Diretor de Integridade e Correição da SCGE, teve a oportunidade de apresentar a experiência de Pernambuco na criação e implementação do Sistema de Correição do Estado de Pernambuco (SISCOR), ferramenta essencial para o aprimoramento das práticas correcionais.

Filipe Castro, Secretário-Executivo de Auditoria e Governança da SCGE, destacou a importância dessas reuniões, pois proporcionam uma troca efetiva de conhecimentos. “Já bebemos muito dessa fonte, mas dessa vez tivemos a oportunidade de compartilhar a nossa experiência. Recebemos o convite da CGU para apresentarmos a nossa experiência na implementação do SISCOR. Isso, por si só, demonstra um reconhecimento no trabalho realizado pela SCGE”, comenta o Secretário. O sistema tem se destacado como uma referência, especialmente para os entes federativos que ainda não possuem sistemas correcionais estabelecidos

Ricardo Miranda destacou que o SISCOR tem sido fundamental para o fortalecimento da correição em Pernambuco. “Essa troca de experiências e o aprendizado com outras instituições são fundamentais para o aprimoramento contínuo da atividade correcional”, afirmou.  “A presença da Diretoria de Integridade e Correição da SCGE nessas reuniões é essencial para identificar práticas que possam ser adotadas em Pernambuco, visando ao aperfeiçoamento da atividade correcional no nosso estado”, complementou.

A participação na reunião também permitiu à equipe da SCGE conhecer experiências de outros estados, como a avaliação da maturidade das estruturas correcionais, tema que está sendo trabalhado em Pernambuco.

Encontro Nacional de Corregedorias

Nos dias seguintes, entre 5 e 7 de novembro, a equipe da SCGE esteve presente no Encontro Nacional de Corregedorias, que abordou temas como integridade pública, inovações nas unidades setoriais de correição das estatais e desafios das corregedorias na promoção de uma cultura de integridade. A participação no encontro proporcionou uma imersão nos temas mais atuais sobre gestão correcional, alinhando o estado de Pernambuco às melhores práticas de governança e controle social.

A Controladora-Geral do Estado, Érika Lacet, enfatizou a importância da participação da SCGE nos eventos nacionais, afirmando: “A presença da equipe da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco na Reunião Técnica da Rede de Corregedorias e no Encontro Nacional de Corregedorias não só evidencia a evolução do estado no tema, com a apresentação do nosso Sistema de Correição, mas também alinha Pernambuco às melhores práticas de correição no Brasil.”

Capacitação e fortalecimento da rede de contatos

Para Éricka Félix, Coordenadora de Correição da SCGE, os eventos representaram uma oportunidade valiosa para o aprimoramento contínuo dos profissionais da instituição: “A Reunião da Rede e o Encontro Nacional de Corregedorias foram momentos de grande aprendizado, troca de experiências e fortalecimento de laços com colegas de outros órgãos e entidades. Pernambuco teve a oportunidade de mostrar sua experiência com a criação do SISCOR, através da palestra de Ricardo Miranda, o que reafirma a importância desse sistema para o Estado. Ao garantir a participação de nossos servidores nesses eventos, a SCGE reitera seu compromisso com a capacitação contínua de seu corpo funcional.”

Essas iniciativas reforçam o compromisso da SCGE com a transparência, a integridade e a melhoria contínua das práticas correcionais no Estado de Pernambuco, alinhando-o às melhores práticas de governança no cenário nacional.

Compartilhe: