SCGE inicia projeto-piloto para modernizar gestão de parcerias no setor público
Capacitação promovida pela Controladoria Geral do Estado marca etapa inicial da implantação do sistema GTV, com acompanhamento técnico junto à Semas e SAS
Como parte das ações estratégicas para fortalecer a governança e a conformidade na gestão pública, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Convênios e Regularidades (DCON), iniciou a implantação do sistema GTV no âmbito do Estado de Pernambuco. A iniciativa começou com uma capacitação realizada entre os dias 28 e 30 de maio, voltada para equipes das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Assistência Social (SAS).
O GTV – Gestão de Transferências Voluntárias e Parcerias – é uma plataforma criada pela SCGE em 2023 com o objetivo de informatizar e centralizar os processos de transferência voluntária de recursos do Executivo Estadual para municípios e organizações da sociedade civil. O sistema abrange tanto as transferências quanto as parcerias formalizadas, promovendo maior controle, transparência e eficiência na gestão desses instrumentos.
O treinamento faz parte de um projeto-piloto que tem como objetivo tornar mais eficientes os processos de formalização e acompanhamento de parcerias celebradas com a administração pública. A etapa seguinte foi a realização de uma operação assistida, com atuação presencial da equipe técnica da SCGE para apoiar os usuários no uso da nova plataforma.
“Dando continuidade à implementação do GTV, após a capacitação, demos início ao projeto-piloto para inclusão, na plataforma, dos Chamamentos Públicos já disponíveis pelas Secretarias capacitadas. Nessa etapa, a equipe da DCON disponibilizou técnicos a fim de realizar o acompanhamento in loco dos usuários na utilização e operacionalização das respectivas funcionalidades, resolvendo dúvidas, prestando esclarecimentos e orientações”, explicou Luana Bernaola, diretora da DCON.
A operação assistida aconteceu no último dia 12 de junho, nas instalações da SAS. Estiveram presentes na atividade o secretário executivo de Gestão, Luiz Fábio Gomes; a superintendente financeira, Mirela Guedes; a gerente geral jurídica, Paula Barbosa; e os membros da Comissão de Chamamento Público Sandra Magno, Gustavo Sampaio, Mary Anne, Paula Vanusa e Juliana Costa.
A ação integra o cronograma de implementação da plataforma e visa assegurar o correto uso da ferramenta pelas equipes envolvidas nas parcerias com o terceiro setor. O sistema GTV deverá ser expandido, gradualmente, para outros órgãos e entidades do Estado.




